Dados do Trabalho
TÍTULO
RETOSSIGMOIDECTOMIA E APENDICECTOMIA LAPAROSCOPICA NO TRATAMENTO DA ENDOMETRIOSE PROFUNDA – VIDEO CIRURGICO
INTRODUÇÃO
A endometriose acomete aproximadamente 10% das mulheres e é uma importante causa de morbidade, sendo responsável por cerca de 40% dos casos de infertilidade feminina. Subdivide-se em endometriose profunda (EP), ovariana e superficial. A EP apresenta como principal manifestação clínica quadro de dor pélvica crônica, progressiva, geralmente associada ao ciclo menstrual, à dispareunia e à infertilidade. O tratamento cirúrgico é imperativo em situações específicas como: acometimento de ureter; dor persistente mesmo após tratamento clínico; piora progressiva do grau de doença a despeito do tratamento medicamentoso e endometriose apendicular, como o caso descrito a seguir. L.S.V , 31 anos, queixava-se de dores abdominais importantes concomitantes com ciclo menstrual, dispaurenia e constipação. Apresentava diagnóstico de endometriose profunda com implantes endometrióticos em ovário, em tubas uterinas e em cólon sigmoide.
DESCRIÇÃO DO VÍDEO
Lise de aderências pélvicas, liberação de cólon sigmoide e restabelecimento da anatomia pélvica fisiológica; além da ressecção de implantes endometriais de parede abdominal, de ligamento redondo e de lesão de septo vaginal, com posterior dissecção e ligadura de artéria apendicular, ligadura da base apendicular com fio de nylon 2.0 e apendicectomia. Em seguida, prosseguiu-se com dissecção de cólon sigmoide, ressecção de segmento colônico com grampeador laparoscópico, confecção de anastomose latero-lateral reto-sigmoide por grampeamento laparoscópico e sobressutura em anastomose, empregando fio PDS 2.0. Iniciou-se dieta oral liquida no primeiro dia de pós-operatório com alta hospitalar no dia seguinte e prescrição de medicação sintomática.
CONCLUSÃO
O tratamento clínico persiste como a primeira opção, porém a presença de endometriose em apêndice, como no caso descrito, torna obrigatória a intervenção cirúrgica. Os padrões atuais de excelência na cirurgia laparoscópica para a EP indicam a exérese completa dos nódulos no mesmo ato operatório, portanto o diagnóstico pré-cirúrgico é de suma importância para o sucesso do tratamento.
Área
MISCELÂNEA
Instituições
Hospital Santa Maria - Piauí - Brasil
Autores
Marizon da Costa Armstrong Júnior, Izaías Barboza Junior, Elcias Baldoíno Vilarinho, Carlo Victor Sousa Rodrigues, Thyago Carvalho Resende, Élson Gomes de Castro, Matheus Dutra Batalha Costa, Therezinha Dantas Nobre Neta