Dados do Trabalho
TÍTULO
LEVANTAMENTO EPIDEMIOLOGICO DO ATENDIMENTO AO TRAUMA PEDIATRICO POR VITIMAS DE QUEIMADURA OCORRIDAS NA CIDADE DE SAO PAULO EM 2018
OBJETIVO
Identificar o perfil dos pacientes pediátricos atendidos por acidentes por queimadura.
MÉTODO
Trata-se de um estudo transversal, retrospectivo, descritivo. A população de estudo foram crianças e adolescentes entre 0 e 17 anos de idade que tiveram notificação de acidente por queimadura, durante o ano de 2018, na cidade de São Paulo. O estudo abrangeu a totalidade (153) das notificações por acidentes por queimadura. As variáveis utilizadas para o estudo foram: sexo (feminino e masculino), idade (em anos), evolução do caso, local da ocorrência (residência, via pública, escola), diagnóstico de lesão.
RESULTADOS
A amostra avaliada foi constituída por 51% de pacientes do sexo masculino e por 49% do sexo feminino, mostrando uma equiparidade entre os gêneros sexuais. Anatomicamente, as regiões mais frequentemente acometidas foram, em ordem decrescente, o punho e as mãos (34%), tornozelo e pé (13,1%) e tronco (11,1%). As queimaduras de grau 1, 2 e 3 corresponderam: 11,2%, 53,1%, 4,2% respectivamente. A idade predominante dos pacientes foi de aproximadamente 1 a 3 anos (36,6%). A residência foi o principal local para ocorrência dos casos de acidentes por queimadura (59,5%). Vale ressaltar que entre as crianças e adolescentes atendidos por acidentes por queimadura 66,0% tiveram alta hospitalar.
CONCLUSÕES
O predomínio do sexo masculino e os acidentes ocorrem em ambiente doméstico. Estudos sobre o tema relatam que as crianças e adolescentes compõem um grupo de pacientes diferenciados, haja vista apresentarem epidemiologia própria quando comparadas aos adultos; fisiologia, respostas imune e inflamatória específicas; e necessitarem de cuidados especiais em relação ao tratamento e à reintegração ao convívio social. Não fossem apenas os prejuízos biopsicossociais decorrentes das queimaduras em crianças e adolescentes, quando se consideram os aspectos éticos da questão, a repercussão do tema torna-se mais relevante, pois a maior parte dos acidentes por queimaduras poderia ser prevenida e muitas vidas poderiam ser poupadas, além da qualidade de vida dos sobreviventes.
Área
TRAUMA
Instituições
UNISA - São Paulo - Brasil
Autores
LIVIA MEIKEN FRANCHI, KAROLAYNE CAMARA DE BARROS, MARIANA BAMONTE SEOANE, CAIO VINICIUS DA FONSECA SILVA, DIOGO HISSASHI KYAGA, RAPHAEL MUSZKAT BESBORODCO, CINTIA LECI RODRIGUES, DOUGLAS HADDAD