Dados do Trabalho
TÍTULO
SENSIBILIDADE DA ESCALA DE ALVARADO NO HOSPITAL GERAL DE PALMAS.TOCANTINS
OBJETIVO
Avaliar a pontuação na Escala de Alvarado e, assim, determinar a utilidade e eficácia desta escala para o diagnóstico de apendicite aguda, utilizando provas clínicas e de laboratório.
MÉTODO
Foi realizado um estudo indutivo e transversal por meio de análise de 163 prontuários de pacientes, de qualquer idade e gênero, admitidos no Hospital Geral de Palmas (HGP). Foram atendidos e operados pelo serviço de Cirurgia Geral no período de março de 2015 a dezembro de 2018, com diagnóstico de apendicite aguda, confirmados por meio apendicectomia, em todos os pacientes. Analisou-se ainda, os sinais e sintomas, assim como laboratório, presentes nos prontuários e compatíveis nos critérios de Alvarado. Obteve-se a pontuação de acordo com as variáveis da Escala de Alvarado.
RESULTADOS
O estudo foi realizado incluindo análise de prontuário de 163 pacientes, com diagnóstico de apendicite, os quais foram operados em Hospital Geral de Palmas, entre o período de março de 2015 e dezembro de 2018.
Se analisarmos o Critério de Alvarado de forma individual, chegamos à conclusão de que os parâmetros mais encontrados foram: defesa à palpação abdominal ( 82,5% dos pacientes), dor abdominal, com migração para fossa ilíaca direita ( 79,3% dos pacientes), Blumberg positivo ( 76,1% dos pacientes), leucocitose ( 68,2% dos pacientes), náuseas/vômitos ( 66,6% dos pacientes) e febre (63,4% dos pacientes). Os critérios menos encontrados entre os pacientes foram: anorexia ( 42,8% dos pacientes) e desvio à esquerda ( 27,3% dos pacientes).
Quando analisada a escala de pontuações, realizada pelos pacientes submetidos à cirurgia, percebemos que 11% dos pacientes eram classificados como negativos para apendicite, pontuando de 0-4 na escala; 25% pacientes pontuaram de 5-6, possivelmente apendicite; 31,7% pacientes pontuaram de 7-8, provável apendicite e 33% pacientes pontuaram de 9-10.
Sendo assim, foi demonstrado uma sensibilidade de 88%, nos pacientes analisados.
CONCLUSÕES
Alvarado é considerado um método de fácil aplicação, econômico, baseado na história, exame clínico e testes laboratoriais facilmente acessíveis.
Com a utilização desta escala, ainda podemos reduzir complicações relacionadas com o processo de infecção, e encaminhar o paciente ao procedimento mais adequado de forma mais rápida, e com menores custos, uma vez que se trata de um diagnóstico clínico.
A escala de Alvarado é útil como ferramenta de diagnóstico de apendicite aguda, tem alta sensibilidade, boa especificidade e valor preditivo adequado. É simples, confiável, repetível e não invasivo, de baixo custo e pode ser usado em serviços de emergência ou internação.
Área
URGÊNCIAS NÃO TRAUMÁTICAS
Instituições
UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS - Tocantins - Brasil
Autores
PEDRO MANUEL GONZALEZ CUELLAR, GABRYELLA RODRIGUES ADORNO, LUISA COELHO MILHOMEN