Dados do Trabalho


TÍTULO

OBSTRUÇAO INTESTINAL POR ENTEROLITO FORMADO EM DIVERTICULO DE MECKEL – RELATO DE CASO

INTRODUÇÃO

O divertículo de Meckel é a malformação congênita mais comum do trato gastrointestinal. Incide em 2% da população, sendo resultado da falha na obliteração do ducto onfalomesentérico. Cerca de 2 a 16% dos pacientes terão alguma complicação, incluindo hemorragia, diverticulite, ulceração e obstrução. A obstrução intestinal é considerada como a complicação mais comum no adulto, acometendo até 26 a 53% dos casos. Algumas das causas mais frequentes de obstrução nos divertículos de Meckel são a intussuscepção intestinal, aderências e inflamação. Raramente esse quadro pode ser secundário à formação de fecalito formado no interior do divertículo, e quando esse se desprende do divertículo, migra até impactar na válvula ileocecal causando quadro de obstrução intestinal.

RELATO DE CASO

M.O. 64 anos de idade, masculino, obeso, queixando de parada de eliminação de flatos e fezes há 03 dias, associado a dor, distensão abdominal e vômitos. Submeteu-se a colecistectomia por laparotomia mediana há 30 anos. Ao exame o paciente apresentava-se desidratado, com abdome distendido, timpânico, sem sinais de irritação peritoneal, toque retal sem fezes em ampola retal. Foi identificado presença de hérnia incisional, sem sinais de encarceramento. Tomografia computadorizada de abdome evidenciou dilatação difusa de alças do intestino delgado e ausência de alças intestinais em saco herniário, levantando, então, a hipótese de obstrução por bridas. Paciente encaminhado para laparotomia exploradora, foi identificado divertículo de Meckel em íleo associado à dilatação das alças de intestino delgado à montante da válvula ileocecal e presença de estrutura de consistência endurecida intraluminal impactada anteriormente a válvula. Realizada ordenha da estrutura para o interior do divertículo, com ressecção de ambos. Não foi identificado trajeto fistuloso entre via biliar e delgado. O pós-operatório transcorreu sem anormalidades.

DISCUSSÃO

A obstrução intestinal por fecalito é uma condição extremamente rara, com poucos relatos descritos até o momento. A formação dessas estruturas no interior dos divertículos é dificultada geralmente pela base frequentemente larga dos divertículos, presença de peristaltismo muscular, impedindo a estase de conteúdo no interior das lesões. De acordo com a literatura médica o pH alcalino do intestino favorecer a precipitação de sais, podendo estar associado a formação desses enterolitos, essa condição é mais frequente nos casos que não são identificados tecido gástrico ectópico nas lesões. Devido aos poucos casos relatados na literatura médica sobre o tema, é necessário realizar mais pesquisas para melhor elucidação da etiopatogenia da doença bem como otimizar o diagnóstico e tratamento da lesão.

Área

INTESTINO DELGADO

Instituições

Santa Casa de Belo Horizonte - Minas Gerais - Brasil

Autores

Guilherme Teixeira de Souza Castro, Thacizo Augustho Eugenio Dourado Meira Machado, Andre Teixeira de Souza Castro