Dados do Trabalho
TÍTULO
RELEVANCIA DA SUSPEIÇAO DIAGNOSTICA E DO CONHECIMENTO DOS MEDICAMENTOS CAUSADORES DE NET – RELATO DE CASO
INTRODUÇÃO
A Necrólise Epidérmica Tóxica (NET), é uma reação adversa, rara, aguda e potencialmente fatal, comumente relacionada ao uso de medicamentos. As manifestações cutâneas ocorrem devido à apoptose de queratinócitos com separação de pele na junção dermo-epidérmica, produzindo lesões de aspecto de pele escaldada que se iniciam no tronco com subsequente generalização, podendo poupar áreas palmoplantares. Sabe-se que os medicamentos mais associados são antibióticos (sulfonamida), carbamazepina, fenitoína, fenobarbital, alopurinol, AINEs, lamotrigina e nevirapina. O manejo do paciente varia entre os centros e entre especialistas, sendo consenso a retirada imediata do agente causal e encaminhamento ao centro de queimados.
RELATO DE CASO
GVOS, 14 anos, procedente de Barreiras-BA, com história de Transtorno Opositor Desafiador já em seguimento, quando no dia 16/11/2018 houve substituição das medicações em uso (sertralina e lítio) por lamotrigina. No dia 26/12/2018, foi admitido na UBS de sua cidade com quadro de síndrome gripal, sendo medicado com amoxicilina e prednisona, evoluindo com rash principalmente em face e mucosa oral, progredindo com formação de bolhas e descolamento da epiderme. Foi transferido para a clínica médica do Hospital Regional de Planaltina-DF, onde foi ajustada a sedação aplicada e solicitado RX de tórax e avaliação da unidade de fisioterapia. No dia 03/12/2018, foi transferido para a unidade de queimados do Hospital Regional da Asa Norte. Apresentava bolhas com descolamento em tronco, MMSS, face e pés, avaliado em 70% da superfície corporal acometida, com impossibilidade de deambulação e de deglutição. Mediante protocolo instituído, as medicações foram suspensas e foi realizada troca diária de curativos com Dersani®. No dia 07/12/18, recebeu alta com melhora significativa das lesões e do estado geral e instrui-se retorno ambulatorial para seguimento.
DISCUSSÃO
Neste cenário de um paciente com extenso histórico de uso de medicamentos, evidencia-se a demora diagnóstica ao qual são submetidos até que se tenha uma suspeição da patologia e até que se interrompam as medicações em uso, propiciando ocorrência de complicações e sequelas. Dessa forma, vê-se que o conhecimento dos principais medicamentos causadores de NET, intervenção precoce associada a retirada dos possíveis agentes causais e encaminhamento para centro de referência no manejo dessas reações/patologias são fatores de elevada relevância para o melhor prognóstico desses pacientes.
Área
MISCELÂNEA
Instituições
UniCEUB - Distrito Federal - Brasil
Autores
Gustavo Werneck Ejima, Jonas de Souza Finco, Gabriel Gonçalves Resende, Eduardo José Ferreira Sales