Dados do Trabalho


TÍTULO

SPYGLASS: NOVA ALTERNATIVA DIAGNOSTICA E TERAPEUTICA PARA PATOLOGIAS DA VIA BILIOPANCREATICA.

OBJETIVO

O SpyGlass é um método diagnóstico e terapêutico que possibilita visualização direta e direcionamento de acessórios através do ducto biliopancreático em procedimentos endoscópicos. É um sistema modular que permite a passagem de uma fibra ótica de fino calibre através do aparelho de duodenoscopia, manejado por um único operador. Esse método está indicado nos casos em que procedimentos considerados avançados, como a CPRE, não alcançaram sucesso terapêutico ou quando obtiveram resultado diagnóstico duvidoso. Apresenta como diferencial a possibilidade de realização de biópsias sob visão direta, litotripsia e colocação/retirada de próteses, atingindo acurácia diagnóstica e terapêutica de até 90%.
Objetivo: Demonstrar a utilização do SlyGlass a partir da análise de uma série de casos, como uma alternativa diagnóstica e terapêutica nos acometimentos das vias biliopancreáticas que têm difícil manejo pelos métodos convencionais, endoscópicos ou radiológicos.

MÉTODO

Estudo retrospectivo multicêntrico, por meio da análise de laudos de 20 pacientes submetidos ao SpyGlass por um único examinador.

RESULTADOS

O procedimento foi realizado em um total de 20 pacientes, sendo 65% (13) mulheres e 35% (7) homens. A média de idade foi de 62,1 anos, variando de 36 a 86 anos. A principal indicação foi a estenose do ducto biliopancreático, em 55% (11) dos casos. Nos casos de estenose, foi realizada biópsia sob visualização direta em 9 casos e foram colocadas 6 próteses expansivas, sendo necessária a passagem prévia de balão dilatador em 2 desses casos. A segunda principal indicação foi a realização de litotripsia, em um total de 30% dos casos. Os cálculos possuíam tamanho variando de 18 a 28 mm, sendo que um exame foi interrompido devido à agitação do paciente e outro foi impossibilitado pela incapacidade de passagem do aparelho. Dentre os outros procedimentos, em um foi realizada a pancreatoscopia com retirada de prótese anterior, biópsia de via pancreática e colocação de nova prótese no local; outro exame foi considerado sem alterações; e em um último foi realizada drenagem de toalete em via biliar intra-hepática por balão extrator. Obteve-se uma taxa de sucesso de 90%, sendo considerado como sucesso os casos em que as indicações diagnósticas e terapêuticas foram atingidas. A única complicação imediata relacionada ao procedimento foi em decorrência da falha de sedação do paciente, impossibilitando o sucesso do procedimento.

CONCLUSÕES

O SpyGlass é uma nova tecnologia criada para abordagem de patologias das vias biliopancreáticas, que aumentou a acurácia diagnóstica e terapêutica devido à possibilidade de visualização direta e utilização de canal terapêutico através de via e operador único. Dessa forma, esse procedimento deve ser considerado como alternativa nos casos em que outros procedimentos avançados não obtiverem sucesso.

Área

VIAS BILIARES E PÂNCREAS

Instituições

UniCEUB / IHBDF - Distrito Federal - Brasil

Autores

Lucas Santana Nova da Costa, Flavio Hayato Ejima, Gustavo Werneck Ejima, Liliana Sampaio Costa Mendes, Matheus Moreno de Oliveira, Bruno Chaves Salomão, Ana Carolina Gomes Siqueira, Ana Beatriz Pereira de Souza