Dados do Trabalho
TÍTULO
DOZE MANEIRAS DE BAIXO CUSTO PARA OTIMIZAR A ASSISTENCIA PRE-OPERATORIA AOS PACIENTES IDOSOS NO BRASIL
OBJETIVO
O número de procedimentos cirúrgicos realizados em pacientes idosos e em pacientes idosos frágeis aumentou muito nas últimas décadas. No entanto, há pouca pesquisa sobre quais seriam os procedimentos pré-operatórios essenciais para se avaliar adequadamente esta classe emergente de pacientes. O objetivo deste estudo foi auxiliar os jovens cirurgiões, de maneira sucinta, a reconhecer melhor as fragilidades e as demais características dos pacientes idosos, através de doze procedimentos totalmente gratuitos, que por meio de diversas publicações, se mostraram capazes de evitar piores resultados pós-operatórios.
MÉTODO
Tendo como finalidade realizar um trabalho prático, estruturado e focado no tema em questão, fora pesquisado no PubMed e Medline, nos idiomas português, inglês e francês, as seguintes palavras-chave: geriatria, idosos, cirurgia, pré-operatório, perioperatório, comprometimento cognitivo, demência, depressão, delirium, abuso de substâncias, fragilidade, nutrição, polifarmácia, capacidade de decisão, testes diagnósticos e baixo custo. A partir destes identificou-se revisões sistemáticas, metanálises, diretrizes de prática e ensaios clínicos publicados entre 1 de janeiro de 1998 e 31 de dezembro de 2018. Além disso, foram utilizados conceitos de um livro publicado em 2018.
RESULTADOS
Durante uma extensa pesquisa, foram encontrados métodos capazes de avaliar mais precisamente o paciente cirúrgico idoso. Muitos deles podem ser feitos sem custo adicional e a nível ambulatorial. Entre todas as avaliações encontradas, apenas doze exames foram selecionados por se adequarem ao objetivo do trabalho. Os exames propostos exigem uma linguagem mínima e treinamento simples para serem administrados, e nenhuma forma de modificação é necessária para compensar a extensa heterogeneidade linguística e educacional. Além disso, há neste trabalho os exames pré-operatórios considerados essenciais para avaliar paciente geriátrico, evitando excessos dispendiosos que poderiam contribuir para a morbidade ou causar atrasos adicionais ao procedimento devido a resultados espúrios. Propomos uma abordagem curta e simples que pode ser usada por qualquer membro da equipe cirúrgica, sendo indispensável, que se rastreie no pré-operatório e durante o pós-operatório rotineiramente o status funcional dos pacientes longevos. Todos os fatores apresentados são de grande importância para o manejo cirúrgico do paciente idoso, sendo sua gratuidade e sua fácil instrução, condições que facilitam sua aplicabilidade em todos os serviços de cirurgia do Brasil.
CONCLUSÕES
Foram encontradas maneiras fáceis e simples, capazes de se aplicar a realidade brasileira, com resultados potencialmente transformadores nas repercussões pós operatórias dos pacientes idosos. Todos os métodos utilizados na pesquisa mostraram ser eficazes para analise pré-operatória e seguimento pós-operatório em pacientes mais idosos.
Área
MISCELÂNEA
Instituições
UNIFESO - Rio de Janeiro - Brasil
Autores
Ana Paula Coutinho Barros de Brito, Yussef Aiex Abdu Neme Abrahim