Dados do Trabalho
TÍTULO
TAXA DE MORTALIDADE POR NEOPLASIA MALIGNA DE BEXIGA NO ESTADO DA BAHIA DE 2014 A 2018.
OBJETIVO
Avaliar a letalidade por neoplasia maligna de bexiga no estado da Bahia e analisar a taxa de mortalidade por câncer de bexiga no período de 2014 a 2018.
MÉTODO
Trata-se de um estudo epidemiológico retrospectivo descritivo, cujos dados foram coletados no banco de dados do Sistema Único de Saúde (DATASUS) referentes ao período de janeiro de 2014 a novembro de 2018 na Bahia.
RESULTADOS
No período entre 2014 e 2018, houve uma redução na taxa de mortalidade de 7,97 para 6,59 óbitos/100 mil habitantes no estado da Bahia, sendo referente a uma redução de 17,3%. Essa redução não ocorreu de forma continua, pois o ano de 2017 apresentou o menor valor dentro do período estudado, 5,92 óbitos/100 mil habitantes, tendo esse número crescido novamente no ano seguinte para 6,59 óbitos/100 mil habitantes. Já em relação à distribuição por sexo, a mortalidade média no período foi de 7,09 para o sexo masculino, com uma redução de 5% nesses 4 anos, e 6,76 para o feminino, com uma redução de 47,5%.
CONCLUSÕES
O câncer de bexiga é uma das neoplasias mais comuns do trato urinário e o nono tipo mais incidente, em nível mundial. Quando se compara os sexos, os homens têm maior prevalência dos casos e também maior número absoluto de mortes, segundo o INCA. Porém, a taxa de mortalidade entre as mulheres tende a ser mais elevada. A diminuição da taxa de mortalidade na Bahia tendeu a diminuir e deve-se entre outros fatores ao avanço no tratamento. Além da detecção precoce do câncer através da investigação de sintomas urinários é uma estratégia para encontrar um tumor numa fase inicial e, assim, possibilitar maior chance de tratamento.
Área
UROLOGIA
Instituições
Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia - Bahia - Brasil
Autores
Anderson Rodrigues Dourado Bastos, Carolina Matos Dórea, Denise Carneiro de Oliveira, Diego Lopes Paim Miranda, Dyonatas Rodrigues da Mata, Hana Mina dos Santos Côrreia, Izadora de Jesus Oliveira, Rafaela Manuela Barreto Suarez Solla