Dados do Trabalho


TÍTULO

NEOPLASIA MUCINOSA DE APENDICE: RELATO DE CASO

INTRODUÇÃO

Neoplasias mucinosas de baixo grau (LAMNs) é atualmente a terminologia mais recente para designar tumores mucinosos do apêndice que apresentam risco de disseminação peritoneal. As LAMNs são raras, representando menos de 1% de todos os cânceres, e possuem potencial maligno bastante variável, sendo que os de estágio inicial são normalmente diagnosticados incidentalmente na suspeição de apendicite. O prognóstico de LAMN é muito dependente da presença de ruptura do apêndice, fazendo com que os tumores que estão confinados ao apêndice tenham bom prognóstico. No que se refere ao tratamento, há recomendações para se tomar condutas mais agressivas, como hemicolectomia direita e a remoção de todos os implantes mucóides associados à citorredução, apesar de a apendicectomia ser classicamente considerada um tratamento definitivo.

RELATO DE CASO

ASS, feminina, 52 anos, admitida com queixa de dor abdominal em topografia de fossa ilíaca direita, de forte intensidade, associada a febre não aferida e distensão abdominal. Alega náuseas. Nega disúria. Evacuações e flatos presentes. Previamente hipertensa, em uso de Captopril 25mg (1-1-1), Furosemida 40mg (1-0-0) e espironolactona 25mg (1-0-0), sem outras comorbidades. Ao exame apresentava descompressão brusca dolorosa e imagem tomográfica caracterizando provável quadro de apendicite aguda. Prescrito Ciprofloxacino e Metronidazol. Optado por abordagem cirúrgica, por laparotomia exploradora. Foi evidenciada tumoração cística em topografia de ceco, de aproximadamente 10cm, múltiplas aderências frouxas associadas à esta lesão, ausência de secreção purulenta ou abscessos adjacentes e presença de pequena quantidade de líquido ascítico (seroso). Procedida hemicolectomia direita e anastomose ileocólica com duplo grampeamento. Peça enviada para anatomopatológico, com o seguinte resultado de biópsia: neoplasia mucinoide de baixo grau de apêndice; 13 linfonodos avaliados, todos livres de neoplasia; perda de lâmina própria e muscular da mucosa, mucina acelular permeia ate muscular própria, neoplasia invasora não evidenciada, 00/13lnf, estadiamento Tis N0. Segue acompanhamento na oncologia clínica.

DISCUSSÃO

Trata-se de um caso raro de neoplasia mucinosa de apêndice cecal com apresentação clínica de abdome agudo. A grande maioria das neoplasias de apêndice não são suspeitadas no pré-operatório, demonstrando a pouca quantidade de estudos dessa afecção disponíveis na literatura e mostrando a necessidade de melhor entendimento de suas características epidemiológicas, clínicas e terapêuticas.

Área

MISCELÂNEA

Instituições

UniCEUB - Distrito Federal - Brasil

Autores

Mariana França Bandeira de Melo, Natália Santos de Melo, Ângelo Santana Guerra, Isabella Godoy Gomes, Mairo Grossi Morato, Dennyson Melo Andrade, Paula Martins Rodrigues