Dados do Trabalho


TÍTULO

ABSCESSO DE PSOAS POR APENDICITE

INTRODUÇÃO

Relato de um caso de abcesso de psoas bilateral causado por apendicite aguda não diagnosticada. O abscesso de psoas é uma enfermidade pouco frequente, de curso insidioso e de difícil diagnóstico, causado muitas vezes, por contiguidade a uma infecção. A apendicite é um quadro inflamatório do apêndice cecal causado por obstrução de sua luz, na grande maioria das vezes, por um fecalito. Quando não identificada, pode levar a graves complicações, algumas de difícil diagnóstico, como os abscessos de psoas.

RELATO DE CASO

SSN, 53 anos, sexo masculino, com quadro febre baixa diária e dor lombar importante irradiando para pelve, membros inferiores e região abdominal ha 2 meses. Apresentava posição antálgica e retração dos membros inferiores, tendo permanecido acamado por 15 dias. Realizou-se exames laboratoriais e tomografia de abdome (TC) que evidenciou liquido livre na cavidade abdominal e abscesso de psoas bilateral, sem outras lesões aparentes. Iniciada a antibioticoterapia de amplo espectro, o paciente foi submetido a laparotomia com identificação de coleção purulenta em psoas direito e sem identificação da coleção em psoas esquerdo. O apêndice estava em posição retrocecal, inflamado e com necrose, em íntimo contato com o abscesso de psoas a direita. Foi realizada a apendicectomia e drenagem.
Permaneceu em leito de UTI, em estado crítico, com uso de droga vasoativa. Realizada TC em 04/02/19 que evidenciou nova coleção intra-abdominal. Indicada a abordagem cirúrgica, encontrou-se moderada quantidade de pus na cavidade abdominal em topografia do psoas direito, que foi drenada. O paciente permanece internado em leito de UTI, com melhora do quadro séptico.

DISCUSSÃO

Neste caso, a demora para diagnosticar a apendicite aguda levou a complicação de difícil diagnóstico. Inúmeros casos de abscesso de psoas não são diagnosticados antes da instalação da sepse, levando o paciente a óbito. O abscesso de pessoas deve ser pensado diante de quadros de lombalgia insidiosa ou febre sem foco aparente, entre outros. De acordo com a literatura, apenas cerca de 7% dos abscessos retroperitoneais são causados por apendicite.

Área

URGÊNCIAS NÃO TRAUMÁTICAS

Instituições

PUC SOROCABA - São Paulo - Brasil

Autores

TAUANY TORRES, TALES BARIONE REGINALDO, PEDRO VICTOR CALVO SALLES, DEBORA LAENA BARROSO SACOMAN, VICTOR GONÇALVES DE LIMA, JOSE MAURO DA SILVA RODRIGUES, VITOR HERNANDES LOPES