Dados do Trabalho
TÍTULO
CONDROSSARCOMA DE CLAVÍCULA: RELATO DE CASO EM ADOLESCENTE
INTRODUÇÃO
Os condrossarcomas são a segunda variedade mais comum de tumor ósseo maligno produtor de matriz, mais frequente em homens, e com incidência máxima entre a quarta e sexta décadas de vida. A localização do tumor é mais frequente nas cinturas pélvica e escapular e na diáfise de ossos longos, sendo a ocorrência na clavícula correspondente a 0,5% dos casos. Os condrossarcomas podem ser classificados em central ou periférico de acordo com a localização no osso, e em graus I a III de acordo com o nível de atipia celular. O tratamento curativo consiste na cirurgia com ressecção de margens amplas, já que a grande maioria dos tumores são radio e quimiorresistentes.
RELATO DE CASO
Paciente do sexo masculino, 17 anos, apresentou tumoração em terço proximal da clavícula esquerda com crescimento progressivo, há cerca de 24 meses. Ao exame físico, foi evidenciado tumor na articulação esternoclavicular esquerda, não aderida a plano profundos, com dor à palpação, mas sem alteração da coloração ou temperatura. A radiografia simples demonstrou lesão osteolítica na porção clavicular proximal esquerda. Foram solicitadas tomografia computadorizada (TC) e ressonância nuclear magnética (RNM) da clavícula esquerda com contraste, evidenciando lesão expansiva, predominantemente cística medindo 3,4 x 3,5 x 3,1 centímetros nos planos ortogonais, com densidade de partes moles na região metadiafisária proximal da clavícula, com características pouco agressivas e sem comprometimento vascular e nervoso. A conduta adotada foi realizar ressecção retirando a extremidade esternal da clavícula esquerda através da abordagem anterior à clavícula, sendo feito posteriormente o estudo anatomopatológico da peça cirúrgica, o qual confirmou diagnóstico de condrossarcoma primário, central e grau II com margens livres.
DISCUSSÃO
O presente relato apresenta a ocorrência do condrossarcoma em paciente fora da epidemiologia mais frequente, pois a incidência em menores de 20 anos corresponde a 2 a 5% dos casos e a localização na clavícula a 0,5% dos pacientes. Portanto a investigação rápida de tumoração de crescimento progressivo é crucial para diminuir as chances de complicações e aumentar a sobrevida.
Área
MISCELÂNEA
Instituições
FAMENE - Paraíba - Brasil
Autores
Pedro Henrique Coêlho de Mélo Leite, Autha Maria Mendes Oliveira, Luívia Fragoso Barros, Iuri Brito Nóbrega Silva, Bruno Henrique Arruda Paula, Deborah Pinagé Alves Lima, Aryana Medeiros Silva, André Luís Lopes Gomes Siqueira