Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


TÍTULO

ANALISE DESCRITIVA DAS COLECTOMIAS ASSISTIDAS POR LAPAROSCOPIA PARA CANCER COLORRETAL REALIZADAS NO HOSPITAL UNIVERSITARIO CASSIANO ANTONIO DE MORAES NO PERIODO DE 2015 A 2018.

OBJETIVO

REALIZAR ANÁLISE DESCRITIVA DAS COLECTOMIAS ONCOLÓGICAS ASSISTIDAS POR LAPAROSCOPIA REALIZADAS NO SERVIÇO DE CIRURGIA DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO CASSIANO ANTÔNIO DE MORAIS (HUCAM).

MÉTODO

TRATA-SE DE UM ESTUDO OBSERVACIONAL, RETROSPECTIVO E DESCRITIVO, REALIZADO ATRAVÉS DA REVISÃO DE PRONTUÁRIO QUE TEM POR OBJETIVO FAZER O LEVANTAMENTO DOS PACIENTES SUBMETIDOS A COLECTOMIAS ONCOLÓGICAS VIDEOLAPAROSCÓPICAS NO PERÍODO DE 1º DE JANEIRO DE 2015 A 31 DE DEZEMBRO DE 2018 NO SERVIÇO DE CIRURGIA DO HUCAM DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO

RESULTADOS

DOS 33 PACIENTES AVALIADOS, HOUVE PREDOMÍNIO DO SEXO FEMININO DE ETNIA BRANCA. A MÉDIA DAS IDADES FOI 59,45 ANOS ± 11,99 (33-92), COM MEDIANA DE 59 ANOS. COM RELAÇÃO À PROCEDÊNCIA DOS PACIENTES, 97% DOS INDIVÍDUOS RESIDIAM NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO E 3% RESIDIAM NO ESTADO DA BAHIA. CONFORME DISTRIBUIÇÃO POR MUNICÍPIOS HOUVE PREDOMÍNIO DOS PROCEDENTES DA CIDADE DE VITÓRIA.
COM RELAÇÃO A LOCALIZAÇÃO DAS LESÕES, HOUVE PREDOMÍNIO DE TUMORES LOCALIZADOS EM CÓLON SIGMOIDE.
DURANTE O ESTADIAMENTO CLÍNICO, FORAM IDENTIFICADOS QUE 12,1% DOS PACIENTES POSSUÍAM METÁSTASE A DISTÂNCIA. DENTRO DESSE GRUPO, HOUVE PREDOMÍNIO DO M1A.
DOS 33 PACIENTES AVALIADOS, HOUVE UMA MÉDIA DE DURAÇÃO DE INTERNAÇÃO (EM DIAS) DE 9 ± 5,05 (4 - 22), COM MEDIANA DE 7 DIAS. COM RELAÇÃO AO TEMPO CIRÚRGICO, A MÉDIA PARA REALIZAÇÃO DOS PROCEDIMENTOS PROPOSTOS, EM MINUTOS, FOI DE 350,4 ± 72,6 (210 - 570), COM MEDIANA DE 245 MINUTOS.
DOS 33 PACIENTES OPERADOS, HOUVE PREDOMINÂNCIA NA RECONSTRUÇÃO CIRÚRGICA MECÂNICA COM O USO DE GRAMPEADORES. DOS PACIENTES QUE FORAM RECONSTRUÍDOS PELA TÉCNICA MANUAL, DOIS PACIENTES FORAM SUBMETIDOS A ILEOSTOMIA DE PROTEÇÃO.
EM 18,2% DOS CASOS, HOUVE A CONVERSÃO DA CIRURGIA PARA LAPAROTÔMICA. O MOTIVO QUE PREDOMINOU PARA CONVERSÕES EM LAPAROTOMIA FOI RELACIONADO AO TAMANHO DO TUMOR. 12,1% APRESENTARAM COMPLICAÇÃO PRECOCE. DENTRO DESSE GRUPO, A CAUSA MAIS COMUM FOI FIBRILAÇÃO ATRIAL. NÃO FOI IDENTIFICADO NENHUM ÓBITO RELACIONADO AO PROCEDIMENTO ATÉ A DATA DESTE ESTUDO.
COM RELAÇÃO AOS ASPECTOS PATOLÓGICOS, O TIPO HISTOLÓGICO PREDOMINANTE FOI O ADENOCARCINOMA E HOUVE PREDOMÍNIO DE MARGENS RESSECADAS LIVRES. DOS 25 PACIENTES AVALIADOS COM TIPO HISTOLÓGICO ADENOCARCINOMA, HOUVE UMA MÉDIA DE LINFONODOS RESSECADOS DE 17,85 ± 8,56 (4 - 39), COM MEDIANA DE 16,5 LINFONODOS.
COM RELAÇÃO AO ESTADIAMENTO PATOLÓGICO TNM DO CÂNCER COLORRETAL, SEGUNDO A OITAVA EDIÇÃO DO AJCC6, HOUVE PREDOMÍNIOS DOS ESTÁGIOS IIA E IIIB.

CONCLUSÕES

EVIDENCIA-SE EM NOSSO ESTUDO QUE AS COLECTOMIAS ONCOLÓGICAS ASSISTIDAS POR LAPAROSCOPIA REALIZADAS NO SERVIÇO ATINGEM AS EXPECTATIVAS ONCOLÓGICAS ESPERADAS CONFORME ORIENTAM OS PRINCIPAIS GUIDELINES INTERNACIONAIS.
ENTRETANTO, COM RELAÇÃO AO TEMPO CIRÚRGICO, ESTAMOS AQUÉM DO ESPERADO. ESPERA-SE QUE AO LONGO DA CURVA DE APRENDIZADO ESTE TEMPO DIMINUA, PORÉM, FAZ-SE NECESSÁRIA A AQUISIÇÃO DE MATERIAIS CIRÚRGICOS COMPATÍVEIS COM OS PROCEDIMENTOS PROPOSTOS.

Área

COLOPROCTOLOGIA

Instituições

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPIRITO SANTO - Espirito Santo - Brasil

Autores

LUILSON GERALDO COELHO JUNIOR, JESSICA DA SILVA SOUZA VILA NOVA, ALBERTO BUGE STEIN, JOSE ALBERTO DA MOTTA CORREIA