Dados do Trabalho


TÍTULO

TITULO: SINDROME DE BOUVERET: RELATO DE CASO

INTRODUÇÃO

A Síndrome de Bouveret (SB) é uma causa rara de obstrução intestinal alta ocorrida pela impactação de cálculo biliar no bulbo duodenal, após a migração do mesmo através de fístula colecistoentérica. Ela foi descrita pela primeira vez em 1896 por Leon Bouveret, que descreveu dois casos de obstrução intestinal alta com distensão gástrica. A taxa de morbimortalidade é de aproximadamente 60%. Objetiva-se apresentar um caso clínico com quadro compatível com o descrito na literatura, com boa evolução, ressaltando a importância deste diagnóstico.

RELATO DE CASO

A.P.O., 75 anos, masculino, história de dor epigástrica há 2 meses, associado a vômitos pós alimentares e perda ponderal de 10 kg neste período. Ao exame físico estava emagrecido, desnutrido, hipocorado e com sensibilidade à palpação do epigástrio e difícil caracterização de massa nesta região. Submetido a endoscopia digestiva alta que evidenciou grande quantidade de resíduos alimentares na câmara gástrica devido a deformidade antro-pilórica e obstrução da passagem do endoscópio na região de bulbo duodenal, onde foi visualizada formação volumosa arredondada, enegrecida e endurecida, compatível com corpo estranho. Tomografia de abdome evidenciou espessamento parietal do antro/duodeno que se estende ao leito biliar e borramento da gordura adjacente. Ultrassonografia do abdome mostrou extensa imagem hiperecóica formadora de sombra acústica posterior (cálculo), medindo 57 mm, na topografia da vesícula biliar, sem plano de clivagem definido com alça de duodeno. Suspeito-se de impactação do cálculo no bulbo duodenal. Optou-se pela conduta cirúrgica, sendo realizada gastrotomia horizontal na porção do antro gástrico, lateralmente ao piloro, quebrado cálculo de 6 cm em duas partes e extração destes. Apresentou boa evolução e alta hospitalar no quinto dia de pós-operatório.

DISCUSSÃO

O ileobiliar (IB) é uma causa rara de obstrução do trato gastrointestinal por cálculo biliar que pode ocorrer do estômago até o reto. A SB é um tipo raro de IB, na qual ocorre obstrução intestinal alta pela impactação de um cálculo biliar no bulbo duodenal, após a migração deste através de fístula colecistoentérica. Os fatores de risco incluem sexo feminino, idade acima de 70 anos, cálculos biliares maiores que 2,5 cm e pós-operatório de cirurgia na anatomia do sistema gastrointestinal. As manifestações clínicas são variáveis, sendo o quadro agudo, crônico ou intermitente. Os sintomas são: vômitos (87%) , dor abdominal (71%), sendo estes dois apresentados pelo paciente , hematêmese (15%), perda de peso (14%) e anorexia (13%). Sinais comuns englobam abdômen sensível (44%), desidratação (31%) e distensão abdominal (26%). Conclui-se que o IB é uma causa incomum de abdome agudo por obstrução que necessita de elevado índice de suspeição.

Área

ESTÔMAGO E DUODENO

Instituições

Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen - Santa Catarina - Brasil

Autores

Mariana da da Silva Assis, Daiane Paulo, Lucas da Silva Morastoni, Leonardo Fayad, Carlos Antônio da Silva Couto, Carolina Perrone Marques, Davi Landim, Alexandre Ribeiro Viana