Dados do Trabalho


TÍTULO

IMPLEMENTAÇAO DE UMA REFERENCIA TEORICO-PRATICA NA DISCIPLINA DE TECNICA OPERATORIA

OBJETIVO

Fornecer aos alunos fundamentos teóricos e práticos dos princípios de técnica operatória e cirurgia experimental básica

MÉTODO

Para elaboração dessa referência direcionada, foram selecionados alunos do quinto e nono período de medicina para elaboração dos capítulos estudados, como base os temas abordados na disciplina, sendo posteriormente avaliados pelos professores, cirurgiões. responsáveis pelos respectivos assuntos. O livro-texto é composto de 24 capítulos Cada capítulo é composto de ilustrações manuais feitas para cada conteúdo em questão, demonstrando tanto a técnica quanto a anatomia, tendo como roteiro as aulas ministradas pelos docentes referenciados e após avaliação minuciosa por esses, cada capítulo foi registrado no ISBN, editado impresso e disponibilizado para os alunos, sendo utilizado como Referência Bibliográfica direta para a disciplina em questão.

RESULTADOS

O ensino da técnica cirúrgica ao ser iniciado no início do quinto semestre do curso de medicina, aliados ao interesse do aluno em desenvolver suas habilidades através de atividades práticas, embasados em estudos referenciais direcionados, concorre para o pressuposto de que o acadêmico já terá noções básicas do que é desenvolvido em uma sala de cirurgia, o que não ocorre na maioria das vezes. A literatura nacional em periódicos científicos acerca da situação atual do ensino da cirurgia no Brasil e dos métodos alternativos aplicados ao ensino em nossas Instituições é escassa, constatados nesta pesquisa. São poucos os professores que se dispõe a apresentar a metodologia de ensino de sua Instituição.
Sendo que, muito ainda se tem a evoluir no ensino da cirurgia no Brasil, principalmente no que concerne à ênfase prática, pois o ensinamento da cirurgia não deve envolver apenas o ensino das inúmeras técnicas cirúrgicas, mas sim, expor ao acadêmico de maneira leve e clara as diversas especialidades cirúrgicas, através de uma referência teórico-prática direcionada, facilitando o aprendizado e assim inspirando o nascimento de novos cirurgiões.

CONCLUSÕES

O trabalho demonstrou que o ensino formal dos alunos em laboratórios de treinamento especificamente com o escopo de desenvolverem as pressupostas habilidades especificas para atuarem posteriormente não são suficientes, pois a utilização não só do laboratório de técnica como também a presença de uma referência teórico-prática oferece uma maior segurança e melhora da performance destes acadêmicos no centro cirúrgico quando comparados a grupos não treinados, sendo esse o pilar de conclusão do trabalho,
Haja vista a falta de uniformidade no assunto. temos muito por fazer, mudanças, padronizações e definições de critérios e conteúdos, entretanto a certeza de que a melhoria das condições de ensino e aprendizado de tão nobre disciplina ira de sobremaneira estimular não só os discentes como os docentes a se aprimorarem cada vez mais.

Área

EXPERIMENTAL / PESQUISA BÁSICA

Instituições

HOSPITAL MATERNIDADE SAO JOSE - Espírito Santo - Brasil

Autores

RAUL EDMO TEIXEIRA AMITI, LUIZ ALVES SILVA NETO, THIAGO MARINHO CASAGRANDE, JOÃO CARLOS NEPOMUCENO GONÇALVES, RODRIGO ZON SOARES, ANDRÉ LIMA JORDÃO