Dados do Trabalho


TÍTULO

APRENDIZAGEM EM GRUPO COMO FERRAMENTA ATIVA NO ENSINO MEDICO

OBJETIVO

A aprendizagem de forma ativa é empregada desde a medicina hipocrática, apesar de ter sido categorizada muito tempo depois. A metodologia ativa trouxe várias vertentes para o ensino médico como o PBL (problem based learning), CBL (case based learning) e o TBL (team based learning), sendo este último o destaque neste presente artigo. Este artigo tem como objetivo fazer uma revisão sistemática sobre o uso do método Team Based Learning que vem sido recentemente empregado no ensino médico com muita efetividade, evidenciando os benefícios do aprendizado em grupo e o desenvolvimento de habilidades para prática médica.

MÉTODO

O método realizado para confecção do artigo foi uma busca na base de dados Pubmed, SciELO, Crohcrane, BVS e Lilacs nos anos de 2016-2018, com as seguintes palavras chaves: ensino médico, TBL, ensino tradicional, assim como seus correlatos em inglês. Os critérios de inclusão foram: trabalho publicado entre os anos de 2016-2018, trabalho escrito na língua Inglesa, Portuguesa e Espanhola, estudos que relatassem o uso da metodologia ativa como forma principal de ensino. Com base nesse critério, foram selecionados 15 artigos, sendo excluídos dois trabalhos que colocavam enfoque em outra metodologia ativa, o PBL (problem based learning), permanecendo 13 artigos. Os artigos selecionados foram submetidos a uma primeira leitura, para uma compreensão global do conteúdo, o método empregado na realização do estudo e as demais características presentes no trabalho. Em seguida, foi feita análise crítica do foco de discussão, assim como também o seu desfecho

RESULTADOS

Os resultados foram obtidas através da análise dos 13 artigos selecionados, sendo os estudos elaborados no Brasil, Estados Unidos, China e Austrália. Todos os artigos demonstraram resultados positivos ao uso do TBL, mesmo quando comparado aos métodos ativos como por exemplo o PBL. O TBL mostrou resultado eficaz no ensino acadêmico e em programas de residência médica. A análise comparativa de um ano após implementação do método na universidade de Washington revelou uma superioridade de 20% nos testes aplicados em relação ao ano anterior com o método tradicional. Outro estudo publicado pela Universidade Do Alabama apontou um aumento de 75% nos testes teóricos e práticos no ensino de Anatomia Básica com uso do TBL. Quanto ao PBL, este se mostrou com algumas limitações quando comparado ao TBL, mas equivalente no que diz respeito ao aspecto cognitivo. O TBL obteve resultados superiores no desenvolvimento de habilidades, tais como a cooperação, conversação e trabalho em equipe. O estudo percebeu ainda, que os alunos submetidos ao TBL se mostraram com mais engajamento no processo de busca pelo conhecimento, influenciados também pelo o estudo em equipe.

CONCLUSÕES

A revisão torna-se repleta de evidências que colocam o TBL como uma boa opção em metodologias ativas, comprovando a necessidade em adquirir mais habilidades no método em grupo do que no individual e retenção maior de conteúdo em relação ao método tradicional.

Área

ENSINO MÉDICO

Instituições

UNIceuma - Maranhão - Brasil

Autores

José Guilherme Belchior Costa, Suzane Katy Rocha Oliveira, Manoel Lages Castello Branco Neto, Carlos Brandão Feitosa Nina , João Marcelo Garcez Alves, Hiago Sousa Bastos, Lorayne Lino Sousa