Dados do Trabalho


TÍTULO

USO DA VIDEOLAPAROSCOPIA EM SEGMENTECTOMIA HEPATICA UTILIZANDO SOMENTE ENERGIA MONOPOLAR – A EXPERIENCIA DE UM HOSPITAL TERCIARIO EM SALVADOR, BAHIA.

OBJETIVO

Avaliar o perfil de pacientes e desfechos de daqueles submetidos a segmentectomias hepáticas videolaparocópicas num Hospital terciário de Salvador-Bahia sem a utilização de grampeadores, nem dispositivos de energia entre o período de janeiro de 2016 a dezembro de 2018.

MÉTODO

Foi realizado um estudo de coorte retrospectivo, com coleta de dados de pacientes submetidos a segmentectomias hepáticas por videolaparoscopia entre janeiro de 2016 e dezembro de 2018 a partir de uma ficha de coleta criada para levantamento de dados epidemiológicos, tipo de abordagem cirúrgica e desfechos dos procedimentos.

RESULTADOS

Foram realizadas segmentectomias hepáticas por videolaparoscopia em 13 pacientes no período avaliado, havendo utilização de energia monopolar e clip 300 para contenção de possíveis sangramentos. Os segmentos ressecados foram: VII ( n = 4), IV + V ( n = 2), IV b (n = 2), IV ( n = 1), V (n = 1), III (n = 1), II + III (n = 1), VIII (n = 1). A média de idade foi de 58,15 anos, variando entre 27 a 73 anos, sendo 08 pacientes do sexo masculino e 05 do sexo feminino. 8 pacientes eram portadores do vírus C. O tempo médio de internação foi de 6,92 dias, com apenas uma cirurgia convertida por dificuldade de ressecção e sangramento mais proeminente, havendo necessidade transfusional apenas neste caso. Houve evolução para insuficiência hepática aguda em um caso. A mortalidade foi de 15% ( 2 casos).

CONCLUSÕES

Os benefícios e avanços da laparoscopia são uma realidade inquestionável. Contudo, o alto custo dos instrumentais especiais inviabiliza a utilização em larga escala em hospitais públicos brasileiros. Em centros que não dispõem de tais recursos a realização de segmentectomias hepáticas videolaparoscópicas com energia monopolar exclusiva é factível desde que haja equipe treinada e familiarizada com a técnica cirúrgica.

Área

FÍGADO

Instituições

Complexo Hospitalar Universitário Professor Edgar Santos - Bahia - Brasil

Autores

Bianca da Silva Vinagre Nascimento, Heitor Carvalho Guimarães, Jorge Luiz Andrade Bastos, Luiz Vianna de Oliveira