Dados do Trabalho
TÍTULO
TUMOR GIGANTE DE INTESTINO DELGADO: UM RELATO DE CASO
INTRODUÇÃO
O intestino delgado (ID) é a parte mais extensa do trato gastrointestinal (TGI), correspondendo a 75% do comprimento e 90% da área de absorção. No entanto, as neoplasias do ID representam apenas 2-3% dos tumores do TGI, ocorrendo principalmente em homens entre 60-70 anos. Seus tipos histológicos são: adenocarcinoma (30-40%), linfoma (15-20%), tumor carcinoide (35-42%) e sarcomas (10-15%). Esses tumores são desafiadores por terem uma apresentação inespecífica, com sintomas de difícil identificação, levando na maioria dos casos a um diagnóstico tardio e, por vezes, sem possibilidade curativa. Este relato objetiva ressaltar a importância da suspeita e diagnóstico das neoplasias de ID, em especial o linfoma, possibilitando o tratamento precoce, em busca da diminuição de suas taxas de mortalidade.
RELATO DE CASO
Homem, 45 anos, previamente hígido com quadro de dor epigástrica inespecífica há três meses e perda ponderal de 10% com piora da intensidade da dor, associada a náuseas, febre e calafrios três dias antes da internação hospitalar. Na admissão foi observado volumosa massa palpável em quadrante superior esquerdo, dolorosa a palpação. Em Tomografia Computadorizada de Abdome com contraste oral e venoso foi evidenciado massa englobando quarta porção duodenal e jejuno proximal com degeneração necrótica no interior. Após estadiamento, sem doença a distância, e risco cirúrgico, foi indicada abordagem com ressecção de massa de 20 cm em jejuno proximal, quarta porção duodenal, ângulo esplênico do cólon, invadindo cápsula de Gerota a esquerda e linfonodos do hilo renal e para-aórticos. A peça foi enviada para Histopatológico, com laudo sugestivo de Linfoma, ainda aguardando ambulatorialmente Imunohistoquímica.
DISCUSSÃO
Os linfomas do ID apresentam sintomas gastrointestinais inespecíficos como: dor abdominal, diarreia, êmese, sangramentos do TGI devido a ulcerações, associado a uma apresentação sistêmica um pouco mais sugestiva, que inclui perda de peso, febre, sudorese noturna, fadiga, hipotensão, infecções recorrentes e hiporexia. Além de apresentarem-se na forma de pólipos de 0,5-2 cm de diâmetro. O perfil mais acometido é: homens após os 60 anos, tendo como sítio mais comum o jejuno.
O caso relatado foi de difícil suspeição diagnóstica visto que não se enquadra na maioria das características descritas, tendo apresentado apenas quadro de obstrução intestinal, sem qualquer outro sintoma B, com massa volumosa em um homem de 45 anos.
Dados preditivos para 2019 mostram que nos Estados unidos cerca de 10.590 pessoas receberão o diagnóstico de câncer no ID, sendo que 1.590 terão como desfecho o óbito (American Cancer Society). Mesmo com apresentação atípica, o linfoma e outros tumores que possam acometer o ID não podem ser descartados, visto que a alta suspeição diagnóstica levando a uma intervenção precoce são os principais responsáveis para o aumento da sobrevida e diminuição de desfechos desfavoráveis para o paciente.
Área
INTESTINO DELGADO
Instituições
FACULDADE DE MEDICINA DE PETRÓPOLIS - FMP - Rio de Janeiro - Brasil
Autores
Naari Novais Couto, Thaiana Pimentel De Moraes, Luisa Nunes Teixeira Da Silva, Natanael De Oliveira Gonçalves Silva, Mayara De Assis Toledo, Guilherme Guédon de Oliveira