Dados do Trabalho
TÍTULO
CORRELAÇAO ENTRE TIREOIDITE DE HASHIMOTO E CANCER DE TIREOIDE: REVISAO DE LITERATURA
OBJETIVO
Analisar a associação entre a Tireoidite de Hashimoto e os diversos tipos câncer de tireoide, assim como, permitir um maior conhecimento médico e acadêmico sobre fatores de risco do câncer tireoidiano.
MÉTODO
O estudo consiste em uma revisão bibliográfica de 12 artigos, entre nacionais e internacionais, nas bases de dados virtuais a respeito do tema.
RESULTADOS
Houve uma associação positiva entre câncer de tireóide do tipo papilífero, o de maior incidência, e linfoma de tireóide com a doença de Hashimoto. Em 1995, Dailey et. al descreveram ineditamente, a relação entre tireoidite de Hashimoto e o carcinoma papilífero de tireoide, evidenciando presença de Hashimoto em 17,7% dos pacientes diagnosticados com câncer. Em um estudo mais recente, 2009, na Bahia, Camandaroba et al descreveu uma forte relação entre ambas as patologias e descreveu a existência dessa Tireoidite em 31,4% dos pacientes com neoplasia de tireóide. Com relação ao câncer de tireóide do tipo folicular e sua relação com a Tireoidite de Hashimoto, apresentou resultados divergentes nos artigos revisados, havendo em sua maioria uma pequena relação entre ambos, entretanto, em sua minoria não houve qualquer coexistência. Em todas as revisões feitas o câncer de tireoide anaplásico e medular não houve relação com a tireoidite em questão.
CONCLUSÕES
A realização do trabalho contribuiu para aumento do conhecimento sobre a relação dos diversos tipos de câncer de tireóide com a causa mais frequente de hipotireoidismo, a Tireoidite de Hashimoto,. Portanto, pode-se concluir que a Tireoidite de Hashimoto é um fator de risco para o desenvolvimento de neoplasias malignas de tireoide em todos os artigos revisado, sobretudo no tipo papilar da afecção.
Área
CIRURGIA CABEÇA E PESCOÇO
Instituições
Faculdade de Medicina Nova Esperança - Paraíba - Brasil
Autores
Juliana Ávila Lins Cunha Lima, Ruan César Teixeira de Carvalho, Gabriela Batista Vieira de Sousa, Leonardo Queiroga Marinho, Flaviana Ribeiro Coutinho Mendonça Furtado