Dados do Trabalho
TÍTULO
HERNIA DE PETERSEN: UMA MANEIRA SIMPLES PARA O DIAGNOSTICO ENVOLVENDO A ALÇA BILIOPANCREATICA.
OBJETIVO
Propor um novo método simples e de fácil acesso para o diagnóstico rápido e seguro da hérnia de Petersen envolvendo a alça biliopancreática.
MÉTODO
Estudo transversal – descritivo – analítico, realizado no período de Fevereiro de 2016 a dezembro de 2017, que visa descrever uma proposta de método para o diagnóstico da hérnia de Petersen em pacientes submetidos a Gastroplastia em Y-Roux (Bypass Gastrointestinal). O novo método consiste em fixar dois clipes metálicos no mesentério do jejuno a 10 cm do ângulo de Treitz, que assim, ficam posicionados à esquerda da coluna vertebral. Os clipes são facilmente visualizados através de raio X simples ou tomografia computadorizada de abdome. Ocorrendo hérnia de Petersen,os clipes serão vistos à direita da coluna vertebral, confirmando o diagnóstico.
RESULTADOS
Entre os 165 pacientes em que o método proposto foi utilizado, 19 pacientes (11,5%) apresentaram dor abdominal e retornaram ao pronto socorro para reavaliação de urgência, sendo submetidos a estudos de imagem (radiografia de abdome e tomografia de abdome). Em um único paciente constatou-se a hérnia de Petersen através do método proposto por visualização do Rx de Abdome, assim como excluiu-se o referido diagnóstico pelo mesmo método de avaliação.
CONCLUSÕES
É um método muito simples que permite assegurar o diagnóstico precoce de hérnia de Petersen envolvendo a alça biliopancreática.
Área
CIRURGIA DA OBESIDADE - METABÓLICA
Instituições
1-Hospital São Lucas-Governador Valadares-Minas Gerais, Brasil. 2-Universidade Federal de Juiz de Fora( UFJF ) Campus Governador Valadares-Minas Gerais. 3-Universidade Vale do Rio Doce (UNIVALE). 4-Hospital Municipal de Governador Valadares ( HMGV )-MG - Minas Gerais - Brasil
Autores
Carlos Alberto Perim, Marcelo Arimateia esteves Guedes, Marcus Flávio Carvalho Carvalho , Polibio Guedes Ferreira Lopes, Tinzia Márcia Alves Carvalho, Romeo Lages Simões