Dados do Trabalho


TÍTULO

CURSO TEORICO-PRATICO DE MICROCIRURGIA

INTRODUÇÃO

As técnicas microcirúrgicas são utilizadas em muitas áreas da medicina: oftalmologia, urologia, cardiovascular, plástica, transplante de órgãos e ortopedia (FERREIRA, 2007). Entretanto, existe uma carência de profissionais microcirurgiões no Brasil. Isso ocorre devido aos custos envolvidos nos treinamentos e na escassez de locais que possuam o suporte adequado e serviços que ofereçam treinamento especializado. Além disso, para o domínio das técnicas microcirúrgicas, é preciso um alto nível de dedicação (MALUF, 2014).
Dessa maneira, o presente estudo objetiva produzir um relato de experiência sobre a realização do Curso de Microcirurgia Experimental, um dos primeiros cursos da região norte com esse propósito.

RELATO DE CASO

O Curso Teórico-Prático de Microcirurgia Experimental aborda temas como: Instrumental, microscópios cirúrgicos e videomicrocirurgia; Princípios de sutura microcirúrgica; Degeneração e regeneração nervosa; Microanastomoses vasculaes e neurorrafias; Reimplante e revascularização; Enxertos vascularizados; Retalhos microcirúrgicos; Modelos experimentais. Estes assuntos são ministrados em oito aulas teóricas por especialistas da área através de dois cursos ao ano.

DISCUSSÃO

É válido ressaltar que na maioria dos estados brasileiros não há centros de treinamento, cursos regulares ou pesquisas de microcirurgia. Nesse cenário, uma das principais dificuldades é o custo para desenvolver isso, haja vista que os equipamentos e materiais microcirúrgicos são onerosos. Este fato não anula a necessidade da existência de laboratórios e cursos de treinamentos, tendo em vista a inegável importância das técnicas microcirúrgicas e, principalmente, de profissionais capacitados para induzir a regeneração ou a recuperação funcional em diferentes casos de amputação." (MALUF, 2014; MARCONDES, 2014).
O Curso Teórico-Prático de Microcirurgia possibilita o aprimoramento técnico dos profissionais no que se refere ao conhecimento da microcirurgia experimental, realizando várias exposições acerca do tema, bem como o exercício prático dos procedimentos de dissecção, neurorrafia e microanastomoses, o que confere aos participantes o desenvolvimento e aperfeiçoamento de habilidades microcirúrgicas para aplicá-las em situações reais.
Outra vantagem consiste no treinamento conferido aos estagiários do LCE, que ganham, além do aprimoramento técnico no campo da microcirurgia experimental, conhecimento suficiente para engrandecer seu repertório curricular e experiência profissional em instruir e orientar pessoas acerca das habilidades microcirúrgicas. Portanto, o presente trabalho, promoverá uma série de benefícios importantes para a formação do universitário e profissional residente médico envolvido com a área da microcirurgia.

Área

ENSINO MÉDICO

Instituições

Universidade do Estado do Pará - Pará - Brasil

Autores

Deivid Ramos dos Santos, Nayara Pontes de Araújo, Faustino Chaves Calvo, Emmily Lima Borges, Dora Fonseca da Silva, Renan Kleber Costa Teixeira, Marcus Vinicius Henriques Brito, Rui Sérgio Monteiro de Barros