Dados do Trabalho


TÍTULO

UM RARO CASO DE OBSTRUÇAO INTESTINAL POR ADENOCARCINOMATOSE METASTATICA DE LIGAMENTO REDONDO.

INTRODUÇÃO

Obstrução intestinal extraluminal secundária a metástases intra-abdominais é uma urgência rara e muito grave, representando menos de 10% dos casos de origem neoplásicas. Associado a isso, metástases para o ligamento redondo são igualmente incomuns e a combinação das duas ainda não foi descrita na literatura.

RELATO DE CASO

No presente relato, descrevemos o caso de uma paciente de 55 anos, do sexo feminino, que deu entrada na emergência com súbita dor abdominal, náuseas e vômitos. Realizada Tomografia Computadorizada de abdômen evidenciando pneumoperitôneo e distensão segmentar do ceco, sem outras alterações. A paciente possuía um histórico de investigação de Câncer gástrico com sucessivas EDA negativas, sem sinais de desnutrição, anemia ou outro sinal sugestivo de malignidade. Submetida a laparotomia exploradora, encontrado colón direito distendido, com perfuração em ceco e extensa contaminação da cavidade. A infiltração carcinogênica restrita ao epiplon e ao ligamento redondo, que estavam aderidos entre si, resultou em obstrução extrínseca à altura do cólon ascendente, que combinada à presença de vávula íleo-cecal competente, resultou em obstrução cecal em “alça fechada”, levando à sua perfuração precoce. Realizada ileocolectomia direita estendida, com exérese de epiplon e ligamento redondo, seguida de ileostomia. Análise histopatológica das peças confirmou adenocarcinoma pouco diferenciado metastático para epiplon e ligamento redondo. A paciente obteve boa recuperação, com alta hospitalar após 1 semana para acompanhamento oncológico ambulatorial, onde se confirmou, a partir de laudo de EDA realizada previamente ao quadro relatado, porém liberado dias após, adenocarcinoma gástrico.

DISCUSSÃO

O tratamento cirúrgico de urgência foi indicado pela incerteza do quadro e pelo risco imediato de vida. A infiltração metastática do ligamento redondo é uma condição rara, com descrição na literatura de quatro casos, nenhum deles de origem gástrica. As obstruções intestinais extraluminais ocorrem de forma mais comum pelo crescimento de massas metastáticas, não se tendo encontrado na literatura, nenhum caso descrito de estrangulamento das estruturas pelo ligamento redondo e omento. Sabe-se que o manejo de pacientes com câncer e obstrução intestinal deve ser individualizado levando-se em consideração a condição clínica de cada paciente, estágio do câncer e expectativa de vida estimada. Uma grande fração é categoricamente inoperável e, em geral, a sobrevivência é limitada, a ponto de alguns autores sugerirem tratamento conservador. No entanto, em comparação com o tratamento médico, a cirurgia não está associada a um aumento da mortalidade. Os autores acreditam que seja um caso raro que merece o destaque e ressaltam a importância do adequado diagnóstico e investigação de um quadro de abdômen agudo na presença de neoplasias, especialmente naqueles com tendência a produzir obstruções intestinais.

Área

URGÊNCIAS NÃO TRAUMÁTICAS

Instituições

UFRJ - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

Paula Ferreira Brasil, Bruno Knaak de Abreu, Luísa Vieira Souto Salgueirinho Salles Abreu, Ana Clara Monte Gonçalves, Marvin Willie Silva Foster, Rodrigo Martinez