Dados do Trabalho


TÍTULO

DOR ABDOMINAL NAO-TRAUMATICA NA EMERGENCIA (DANTE) – CURSO DE IMERSAO EM ABDOME AGUDO PARA IMPLEMENTAÇAO DE INICIATIVA CHOOSING WISELY

OBJETIVO

Descrever o curso Dor Abdominal Não-Traumática na Emergência (DANTE), promovido pela Liga Bahiana de Clínica Cirúrgica (LBCC) e pela Monitoria de Introdução à Técnica Operatória (MITO) da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (EBMSP), uma vez que Abdome Agudo representa uma dos principais motivos de atendimento na sala de emergência, fazendo-se necessária uma capacitação sistematizada da sua abordagem.

MÉTODO

O DANTE tem como público alvo internos da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e residentes de Cirurgia Geral do Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), com carga horária de 20 horas. O organograma se inicia com conferência de anatomia do abdome, revisando referenciais relevantes, seguida da exposição dialogada de semiologia abdominal, abordando elementos essenciais da anamnese e exame físico de forma objetiva associada a oficina prática das manobras propedêuticas na busca de sinais específicos do Abdome Agudo, atividades essas realizadas pelos ligantes da LBCC. Posteriormente, o docente preceptor cirurgião do aparelho digestivo aborda o raciocínio na elaboração dos diagnósticos sindrômicos e etiológicos. Subsequente, ocorre miniconferências de biofísica da obtenção de imagens, terminologia radiológica, indicações e contraindicações dos métodos de imagem na propedêutica do Abdome Agudo, dadas pelos monitores da MITO. Após essa atividade, exposição da docente radiologista sobre as alterações radiológicas do abdome agudo inflamatório, obstrutivo, perfurativo, hemorrágico e vascular. No 2º dia do DANTE, o docente cirurgião faz uma análise crítica de ações custo-conscientes de exames complementares no abdome agudo sob ótica da Iniciativa Choosing Wisely. Ademais, os participantes são divididos em grupos com casos clínicos para elaboração dos diagnósticos sindrômicos, etiologias e solicitação de exames laboratoriais e de imagem. Após aplicação de checklist conduzida pela LBCC, ocorre um debriefing de cada grupo com análise pormenorizada dos casos, conferência do checklist e síntese com o docente cirurgião. Ao final, para organização do pensamento reflexivo, apresenta-se um fluxograma dos exames úteis em cada diagnóstico sindrômico, com uma visão do gerenciamento de recursos para melhor obtenção do diagnóstico e terapêutica.

RESULTADOS

O DANTE permitiu imersão em abdome agudo aos participantes objetivando revisar e sedimentar conceitos desse tema comum na prática cirúrgica. Melhorias no raciocínio diagnóstico, agilidade de atendimento, solicitação racional custo-consciente de exames complementares e efetividade terapêutica representam aspectos a serem almejados com a realização do mesmo.

CONCLUSÕES

A abordagem do Abdome Agudo, de forma integrativa entre graduandos (ligantes, monitores e internos), médicos residentes e docentes especialistas, permite, através de um Curso de Imersão, aprimoramento científico coletivo em prol de evitar e/ou minimizar as complicações da condução inadvertida dessa síndrome desafiadora.

Área

ENSINO MÉDICO

Instituições

Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública - Bahia - Brasil

Autores

Giulianno Rodrigues de Britto, Catarina Azevedo Cunha, Gil Mario Lopes Santos de Carvalho, João Pedro Souza Santos, Matheus Mascarenhas Portugal, Milla Gabriele Sallenave Andrade, Carolina Freitas Lins, Rinaldo Antunes Barros