Dados do Trabalho
TÍTULO
DOSAGEM DA TIREOGLOBULINA EM LAVADO DE PAAF EM LINFONODO CERVICAL SUSPEITO DE METASTASE DE CARCINOMA PAPILIFERO DA TIREOIDE
INTRODUÇÃO
O carcinoma da tireoide é a neoplasia mais frequente do sistema endócrino, sendo o carcinoma diferenciado (CDT) a forma encontrada em mais de 90% dos casos. Geralmente de bom prognóstico, acomete principalmente o sexo feminino. Seu diagnóstico baseia-se principalmente em achados ultrassonográficos e na citologia a partir da biopsia aspirativa com agulha fina (PAAF) de nódulos tireoidianos suspeitos. A tireoidectomia total consiste na principal forma de tratamento, associada ou não à linfadenectomia dependendo do comprometimento ganglionar, e complementada em casos selecionados com iodo radioativo no pós operatório. A dosagem da tiroglobulina sérica (TgS) tem sido um importante marcador no acompanhamento pós operatório de pacientes tireoidectomizados por CDT, assim como sua dosagem a partir de lavado de PAAF (Tg-PAAF) em linfonodos cervicais suspeitos. A Tg-PAAF também pode ser útil no diagnóstico de pacientes não tireoidectomizados, assim como na definição da extensão da cirurgia, evitando o aumento do risco de complicações em ressecções radicais desnecessárias.
RELATO DE CASO
Feminino, 35 anos, presença de adenomegalia cervical há cerca de 3 meses. Realizada ultrassonografia (US) da tireoide que revelou bócio multinodular. PAAF de nódulo do lobo esquerdo cujo anatomopatológico tratava-se de nódulo Bethesda II e PAAF de linfonodo cervical não diagnóstica. Na US cervical haviam múltiplos linfonodos localizados nas zonas IIA, III e IV. Realizada tomografia e dosagem da Tg-PAAF com valor de 4700ng/ml. Indicado tireoidectomia total com esvaziamento cervical à esquerda. Pós operatório evoluiu com hipocalcemia transitória que foi corrigida. Anatomia patológica: carcinoma papilífero da tireoide e linfonodos 5 metastáticos em 19 isolados. Encontra-se em acompanhamento com reposição hormonal e programação de complementação terapêutica com iodo radioativo.
DISCUSSÃO
A presença de linfonodos cervicais aumentados em portadores de CDT, tireoidectomizados ou não, geralmente não representam metástases. A US ajuda na diferenciação entre linfonodos reacionais de metastáticos, porém sua acurácia é baixa, sendo necessária a complementação com o estudo citológico por PAAF de linfonodos suspeitos. A citologia pode não ser diagnóstica, como no caso relatado, em até 8% dos casos. A dosagem da Tg-PAAF associada à citologia apresenta maior sensibilidade no diagnóstico de linfonodos metastáticos que a PCI scan e a TgS em pacientes já operados. Não existe um consenso na literatura, porém o valor de 10ng/ml parecer ser o valor de referência para Tg-PAAF. Conclui-se que a imagem por US é importante na diferenciação entre linfonodomegalia reacional e neoplásica, a citologia associada à Tg-PAAF aumentam a acurácia diagnóstica.
Área
CIRURGIA CABEÇA E PESCOÇO
Instituições
Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora - Minas Gerais - Brasil
Autores
José Otávio Guedes Junqueira, Ana Flávia Andrade Costa, Bruna Bandeira Oliveira Junqueira, Thaís Bandeira Oliveira Junqueira, Luiz Henrique Ribeiro Santos, Bruna Fernandes Sousa, Fernando Mendonça Vidigal