Dados do Trabalho


TÍTULO

EXCISAO DO CISTO DE RANULA EM PACIENTE NEONATAL : RELATO DE CASO E REVISAO DA LITERATURA

INTRODUÇÃO

Rânula congênita representa uma rara malformação cística visualizada na cavidade oral. É um pseudocisto retentivo habitualmente localizado no espaço sublingual entre o músculo milo-hioideo e a mucosa da língua, proveniente do em extravasamento de mucina após um trauma na glândula sublingual ou obstrução dos seus ductos. Sua prevalência está estimada em 0,74%. Poucos casos de diagnóstico pré-natal têm sido relatados na literatura. Retrata-se de uma rânula congênita diagnosticada por ultrassonografia durante o período de gestação e acompanhando do seu tratamento por meio da técnica de marsupialização.

RELATO DE CASO

Gestante, realizou ultrassonografia obstétrica com 20 semanas, que revelou uma massa cística. Ao nascimento, o neonato apresentou aumento de volume em todo assoalho bucal com deslocamento superior da língua, indolor, com dificuldade de sucção e deglutição, sugestivo de lesão do tipo cisto de rândula congênita. Foi realizado a cirurgia de excisão de rânula com a técnica de marsupialização, técnica cirúrgica de primeira escolha. Tendo em vista tratar-se de uma técnica conservadora, buscando a facilidade para execução, menos tempo operatório, pouca invasiva, probabilidade de recidiva baixa e que devido à grande proporção da rânula, proporcionaria uma menor chance de lesar as estruturas anatômicas descritas. A cirurgia foi realizada com sucesso e sem intercorrência, após 15 dias de internação e acompanhado por equipe multidisciplinar, recebeu alta com boa sucção em seio materno e bom estado geral.

DISCUSSÃO

O relato tem o intuito de mostrar que há possíveis complicações decorrentes da rânula e compreende um desconforto para o paciente, aumenta a região sublingual, perde a simetria facial, prejuízo na alimentação, bem como interfere na fonação. Outras enfermidades podem ter o mesmo perfil citadas, confundindo o diagnóstico clínico, para evitar tal situação o exame clinico fornece dados suficientes para o reconhecimento da patologia tendo como base a história, evolução clínica e manobras de semiotécnica. O correto diagnostico é fundamental para tratamento precoce.

Área

CIRURGIA PEDIÁTRICA

Instituições

famene - Paraíba - Brasil

Autores

Flaviana Ribeiro Coutinho de Mendonça Furtado, Beatriz Ribeiro Coutinho de Mendonça Furtado, Matheus Lima Dore, Juliana Ávila Lins Cunha Lima, Ruan César Teixeira de Carvalho, Gabriela Batista Vieira de Sousa, Leonardo Queiroga Marinho, Gabriela Trigueiro Lopes Ramalho