Dados do Trabalho
TÍTULO
AUMENTO DA EFETIVAÇAO DE DOADORES
OBJETIVO
Analisar o aumento da efetivação de doadores de órgãos no estado de Goiás frente a estruturação e profissionalização dos integrantes envolvidos com a rede de procura e doação estadual.
MÉTODO
Estudo analítico do aumento no número da efetivação de doadores de múltiplos órgãos no estado de Goiás, notificados às centrais estaduais de transplantes no período de 2013 a 2017. Os dados foram obtidos a partir da série histórica de transplantes realizados no estado, disponibilizada pelo Ministério da Saúde e também pela Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos. Além disso, também foi realizada um estudo descritivo sobre a importância da estruturação e a profissionalização da rede da procura e doação (CIHDOTT e OPO), com dados obtidos a partir do livro Doação e Transplante de Órgãos e Tecidos, de Clotilde Druck Garcia, Japão Dröse Pereira e Valter Duro Garcia, Diretrizes para avaliação e validação do potencial doador de órgãos em morte encefálica AMIB e ABTO e legislação brasileiras regulatórias do processo de doação e transplantes.
RESULTADOS
De acordo com os dados obtidos, no período de 2013 a 2017, o número de potenciais doadores (PD) aumentou notavelmente neste período, indo de 232 PD em 2013 para 373 em 2017. No mesmo período, os dados relativos aos doadores efetivos, aqueles em que foi iniciada a cirurgia de incisão para a retirada dos órgãos, também revelam uma evolução exponencial nessa variável, indo de 24 doadores em 2013 para 71 em 2017, classificando o estado do Goiás com 10,6 doadores PMP. Em porcentagem, esses dados representam um aumento de 42,8% na efetivação de doadores neste intervalo de tempo, sendo que esse número evoluiu de 13,3% em 2013 para 19% em 2017.
CONCLUSÕES
O processo de doação e transplantes é muito complexo e sensível. A efetivação de doadores para transplante depende de uma sequência de sucesso desde a identificação de potenciais doadores, a manutenção hemodinâmica e consentimento familiar. A crescente do número de doadores no estado de Goiás, acompanha o cenário do Brasil nos últimos anos é um reflexo de investimento na estrutura, educação e profissionalização da rede envolvida nas ações de procura e doação de órgãos e tecidos para transplantes.
Área
TRANSPLANTE DE ÓRGÃOS
Instituições
UNEMAT - Mato Grosso - Brasil
Autores
Walquiria Santos Davi, João Marcos Ribeiro Paiva Xavier , Waldman Santos Davi, ANDERSON JÚNIOR BORGES REZENDE, MARIANA CRUZ ANDRADE, Gustavo Augusto Mota Fitz, Joselio Emar Araújo Queiroz, VÂNIA MEIRA SIQUEIRA CAMPOS