Dados do Trabalho


TÍTULO

ERISIPELA GRAVE

INTRODUÇÃO

A erisipela é causada exclusivamente pelo S. pyogenes, sendo caracterizada pelo início abrupto de um edema rubro e brilhante na face ou extremidades. Apresenta margens bem definidas, especialmente ao longo da prega nasolabial, erupção cutânea escarlate ou vermelho-salmão, rápida progressão e dor intensa. Bolhas flácidas podem desenvolver-se durante o Segundo ou terceiro dia, porém é rara a extensão para os tecidos moles mais profundos. Erisipela geralmente ascendente em forma de bota e necessita de um orificio de entrada, já a cellulite não possui margens definidas e não é necessariamente ascendente. Em mais de 80% dos casos situa-se nos membros inferiores e são fatores predisponentes a existência de solução de continuidade na pele, o linfedema crônico e a obesidade.

RELATO DE CASO

Paciente V.M.R, atendida no ambulatório de cirurgia vascular com história de aproximadamente 10 dias de lesão, sem tratamento em membro inferior direito, encaminhada para a emergencia do Hospital do Oeste, em Barreiras-BA, submetida a debridamento cirúrgico para retirada de tecido necrótico e curativo diário, associado a antibiótico terapia com ceftriaxone 2g/dia e clindamicina 600mg de 8/8h endovenosa. Paciente evoluiu bem, recebendo alta após 21 dias de internação hospitalar com prescrição de curativo com gases vaselinadas para casa.

DISCUSSÃO

Compreende-se que a erisipela é uma doença infecciosa da pele em que as bactérias penetram na pele através de pequenos ferimentos e produzem muitas toxinas que são rapidamente absorvidas. Dessa forma, a demora no tratamento pode levar a casos mais graves, sendo necessárias mudanças no tratamento. Em casos mais complexos e demorados, além do tratamento medicamentoso endovenoso, a cirurgia será indicada devido a ocorrência de necrose, abscesso ou gangrena, na qual há tecido desvitalizado que precisa ser retirado. As pessoas mais sujeitas a esses quadros graves são os imunodeprimidos, a qual a doença evolui mais rapidamente.

Área

CIRURGIA VASCULAR

Instituições

FASB - Bahia - Brasil

Autores

Carlos Roberto Lima Filho, Ademário Cardoso Neto , Adolfo Araújo Neto, Moana Bastos Cavalcante, Victória Suarez Maia, Murilo Pereira Cappellesso, Lucas Lodi Espirito Santo, Thiago Melo Espírito Santo