Dados do Trabalho
TÍTULO
CARACTERISTICAS DO PARTO E PERINATAIS DE PACIENTES COM CARDIOPATIA CONGENITA: UM ESTUDO DE CASO-CONTROLE
OBJETIVO
Verificar as características do parto e perinatais de pacientes com cardiopatias congênitas (CC) hospitalizados em uma unidade de terapia intensiva (UTI) de um hospital pediátrico de referência do Rio Grande do Sul e as comparar com as de pacientes sem evidências dessa malformação.
MÉTODO
Este é um estudo caso-controle. Os casos consistiram de 198 pacientes com CC durante sua primeira hospitalização na UTI cardíaca do Hospital da Criança Santo Antônio (HCSA)/ Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre (ISCMPA). Os controles foram compostos por 198 pacientes sem evidência clínica de CC admitidos na mesma UTI. Todos os casos foram submetidos ao cariótipo de alta resolução e à hibridização in situ fluorescente (FISH) para microdeleção 22q11. Além disso, as características do parto e perinatais dos pacientes foram comparadas com as da população em geral.
RESULTADOS
Não houve diferença significativa entre o peso, o comprimento, o perímetro cefálico e os escore Apgar entre os dois grupos. No entanto, pacientes com CC e aspecto sindrômico e anomalias cromossômicas apresentaram mais frequentemente peso ao nascimento abaixo do percentil 10. Persistência do canal arterial foi associado com menores valores de peso, comprimento e perímetro cefálico ao nascimento. Em comparação com a população em geral, indivíduos com CC apresentaram uma maior frequência de baixo peso ao nascimento (<2,5 Kg) e de escores de Apgar ≤7.
CONCLUSÕES
As CCs são alterações anatômicas ou funcionais cardiovasculares presentes ao nascimento que resultam em função cardíaca anormal. Elas são consideradas as malformações de maior prevalência, correspondendo a 40% dos defeitos observados ao nascimento. pacientes com CC apresentam uma frequência de baixo peso ao nascimento maior do que a da população geral, especialmente nos casos associados a anormalidades cromossômicas e ao aspecto sindrômico. Isso se aplica também aos escores de Apgar, principalmente no primeiro minuto. Essas características no parto e perinatais estão associadas com maiores taxas de mortalidade e com pior prognóstico.
Área
CIRURGIA PEDIÁTRICA
Instituições
Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) e Hospital Materno Infantil Presidente Vargas (HMIPV), Porto Alegre, RS. - Rio Grande do Sul - Brasil
Autores
Cleyton Ignacio Fernandes, Raquel dos Santos Ramos, Rodrigo dos Santos Falcão, Daniélle Bernardi Silveira, Gabriela Rangel Brandão, Wagner Fernando Perin, Paulo Ricardo Gazzola Zen, Rafael Fabiano Machado Rosa