Dados do Trabalho


TÍTULO

ACHADO CIRURGICO DE PLASTICO BEZOAR EM PACIENTE COM DIVERTICULITE COMPLICADA

INTRODUÇÃO

Divertículos são hérnias que se desenvolvem na parede do colón, mais comumente no descendente e no sigmoide. A diverticulite decorre da presença de inflamação e/ou de infecção associadas aos divertículos, podendo ser causada pela obstrução da base de um divertículo, desgaste, micro perfuração e aumento da pressão intraluminal. Já bezoares, são massas de material animal, vegetal ou mineral retidas no trato gastrointestinal, sendo mais comuns fitobezoares e tricobezoares. As repercussões clínicas são variadas, incluindo obstruções, intussuscepções, sangramentos, perfurações, além de enteropatias, pancreatites, apendicites, icterícia obstrutiva e outras.
Em nosso presente estudo, discutiremos mais sobre como a associação destas duas patologias, culminou para o desfecho clinico-cirúrgico do paciente, por nos abordado.
A associação da patologia bezoar com distúrbios psiquiátricos é relevante e, sempre que possível, devem ser tratados de modo conservador, sendo a endoscopia o método de escolha, apesar de estar limitada à natureza e a quantidade dos bezoares. A remoção cirúrgica depende do local e sintomatologia.

RELATO DE CASO

D.M, sexo masculino, 57 anos, mau informante, paciente psiquiátrico, trazida pelo SAMU com queixa de dor em fossa ilíaca esquerda (FIE) e hipogástro há semanas, com piora há 2 dias. Referia parada de eliminação de fezes e febre aguda aferida em outro serviço de 38,2ºC. Ao exame físico se apresentava em regular estado geral, desidratado, consciente. Abdome com ruídos hidroaéreos presentes, percussão timpânica, dor á palpação superficial e profunda em FIE e hipogástrio; apresentou defesa ao toque; descompressão brusca negativo; ausência de massas palpáveis. Ao estudo radiológico (TC de abdome total) mostrou presença de divertículos de adição ao longo da alça colônica, com evidências de densificação de gordura peritoneal relacionada, sugerindo processo inflamatório/ infeccioso. Havia também, dilatação e espessamento parietal da transição sigmoidea–retal, apresentando conteúdo com atenuação líquida em seu interior. Diante do quadro clínico, foi levantada a hipótese diagnóstica de diverticulite complicada e indicada cirurgia para remoção da peça comprometida. No ato cirúrgico, evidenciou-se corpo estranho, localizado em região distal de intestino delgado, em iminência de perfuração. Optou-se por realizar uma retossigmoidectomia, enterectomia, drenagem de múltiplos abscessos intracavitários e colostomia a Hartmann.

DISCUSSÃO

A localização menos frequente dos bezoares é o intestino em suas porções mais distais. Casos de plástico bezoar são considerados raros, encontrados apenas 5 descritos na literatura. O presente estudo relata achado incidental de plástico bezoar em intestino delgado distal, cuja sintomatologia foi mascarada por complicação de diverticulite.

Área

COLOPROCTOLOGIA

Instituições

Universidade São Francisco - São Paulo - Brasil

Autores

Eduardo Felipe Kim Goto, Isabella Gonçalves Carpanetti, Lucas Sena Leme, Paula Cristina Steffen Novelli, Brunno Augusto José Costa, Ronaldo Nonose, Danilo Toshio Kanno, Carlos Augusto Real Martinez