Dados do Trabalho
TÍTULO
NECROSE ENTERICA POR ASCARIS LUMBRICOIDES EM CRIANÇA
INTRODUÇÃO
Ascaridíase é uma das parasitoses mais prevalentes no Brasil, predominantemente em regiões subtropicais, geralmente relacionada a países em desenvolvimento, onde existem áreas endêmicas, com relação direta ao perfil socioeconômico da localidade, sendo o público pediátrico o mais acometido pela doença.
O quadro clínico varia da forma assintomática podendo chegar até ao quadro de abdômen agudo com complicações de obstrução intestinal e invasão de vias biliares. O diagnóstico é clínico, complementado com exames laboratoriais (parasitológico de fezes; hemograma-eosinofilia), e de imagem (USG e TC) quando necessário. O tratamento na grande maioria dos casos é medicamentoso, associado a orientações sanitárias; e excepcionalmente requer condutas cirúrgicas.
DESCRIÇÃO DO VÍDEO
Este estudo visa relatar episódio de abdômen agudo obstrutivo determinado por ascaridíase, em criança, em localidade remota no interior do Maranhão, que requereu tratamento cirúrgico de urgência após dar entrada com quadro súbito grave com história de dor, distensão abdominal, edema em MMII e taquidispneia sem melhora clínica. Foi feita anestesia geral e o paciente foi submetido a uma laparotomia exploradora com incisão transversal extensa e posterior acesso a cavidade abdominal. Após a exteriorização das alças, observa que se encontram hiperemiadas, edemaciadas, friáveis e distendidas com curiosa observação de alça necrosada por torção de mesentério. Realizou-se, então, enterectomia ileal, entero-anastomose primária, enterotomia jejunal e exérese da expressiva quantidade de Ascaris Lumbricoide, tendo grande volume desde duodeno até o colón, através das ostomias. Após isso, fez-se a lavagem e revisão de cavidade abdominal, fechamento de parede em plano único com pontos em chuleio e sutura de pele. O paciente apresentou evolução favorável, com alta hospitalar duas semanas após o procedimento cirúrgico.
CONCLUSÃO
Constata-se a presença de um quadro incomum de abdome agudo ocasionado por um helminto altamente prevalente em algumas regiões do país, que poderia ser evitado com tratamento precoce e orientações básicas de higiene pessoal e sanitárias. Assim, o caso trouxe como fato curioso e atípico a presença de uma torção no mesentério e conseguinte necrose tecidual das alças ocasionado pelo quadro obstrutivo, levando em consideração que mesmo um simples caso pode levar a grandes repercussões sistêmicas exigindo da equipe médica uma maior atenção e cuidado do diagnóstico ao procedimento cirúrgico.
Área
INTESTINO DELGADO
Instituições
UNIceuma - Maranhão - Brasil
Autores
José Guilherme Belchior Costa, Manoel Lages Castello Branco Neto, Ana Marisa Pires Castello Branco, José Antônio Ferreira Bezerra, Carlos Brandão Feitosa Nina, João Marcelo Garcez Alves