Dados do Trabalho


TÍTULO

O VERDADEIRO SHERLOCK HOLMES

OBJETIVO

O trabalho tem o objetivo de expor como o cirurgião Dr. Joseph Bell, com sua alta capacidade de observação e dedução, auxiliou no desenvolvimento da Medicina Forense.

MÉTODO

Realizada pesquisa nas bases de dados Lilacs, Medline e PubMed utilizando os termos “Joseph Bell”, ”Sherlock Holmes”, “História da Medicina”, “Medicina Forense” em português e em inglês.

RESULTADOS

O Dr. Joseph Bell (1837-1911) foi um cirurgião escocês famoso por sua capacidade de dedução. O médico era capaz de descobrir, sem qualquer relato do paciente, a doença que o trouxera à consulta, a sua origem, a sua ocupação e muitos detalhes sobre sua vida. Ele dizia: “A maioria das pessoas veem, mas não sabem observar. Olhando de relance um indivíduo, podemos identificar o país de origem por suas feições; pelas mãos, a profissão e os meios de vida; e o resto da sua história é revelado pelo modo de andar, os maneirismos, os berloques do relógio e até os fiapos que aderem às suas roupas.”. Além de grande cirurgião, ele foi um dos pioneiros da medicina forense, utilizando métodos científicos na solução de crimes como o relatório sobre o caso de “Jack, o estripador” para a Scotland Yard. Arthur Conan Doyle, seu aluno de medicina e futuramente criador do Sherlock Holmes, baseou-se na figura do cirurgião para inventar o detetive mais conhecido da literatura e do cinema, famoso pelo seu raciocínio lógico. Em suma, a contribuição de Joseph Bell estendeu-se desde suas lições de anatomia e clínica cirúrgica, até sua influência para a medicina forense e para as literaturas de suspense do autor e estudante de medicina Doyle. Visto suas habilidades como um ótimo médico observador, Dr. Bell deixou seu legado para a importância de uma anamnese e ectoscopia de excelência para o diagnóstico e tratamento efetivos de seus pacientes.

CONCLUSÕES

A história de Joseph Bell ilustra um protótipo de áreas como a medicina forense. Sua capacidade de observar detalhes e inferir, a partir dos mesmos, informações sobre o paciente é valiosa até os dias de hoje. A partir de trejeitos, olhares e fisionomias, é possível deduzir informações não ditas. A atenção aos detalhes é importante pois permite identificar estados como depressão, alcoolismo, abuso e violência doméstica. Além disso, é interessante observar o notável papel da medicina na cultura popular, sendo Sherlock Holmes mundialmente reconhecido e um dos maiores personagens de todos os tempos.

Área

MISCELÂNEA

Instituições

UniCEUB - Distrito Federal - Brasil

Autores

MARJORYE BEZERRA PORCIUNCULA, VICTORIA MALZONI DIAS PORTO, KAROLINE LAURENTINO LOPES PINTO, ANTÔNIO CARLOS PONTES JUNIOR, FERNANDA RIBEIRO DE LIMA ALVES GUILHERME, MARIA ELISA ALCÂNTARA DA CRUZ, LUÍS OTÁVIO AMARANTE FRANCO, JORDANO PEREIRA ARAÚJO