Dados do Trabalho


TÍTULO

DIAGNOSTICO PRE-NATAL DE ENCEFALOCELE OCCIPITAL E SUAS IMPLICAÇOES PARA O MANEJO E O TRATAMENTO POS-NATAL

INTRODUÇÃO

A encefalocele é um dos principais tipos de defeito do fechamento do tubo neural e caracteriza-se pela protusão de meninges e cérebro através de um defeito no crânio que é fechado ou coberto por pele. Nosso objetivo foi relatar o caso de um feto com encefalocele occipital identificado ainda no período pré-natal, salientando as implicações disto para o manejo e prognóstico pós-natal.

RELATO DE CASO

A gestante apresentava 19 anos e estava em sua primeira gestação. Ela se encontrava com 25 semanas de gravidez e possuía ultrassom com dilatação ventricular junto ao pólo cefálico do feto. A avaliação ultrassonográfica realizada em nosso serviço mostrou solução de continuidade na região occipital direita com protusão do tecido encefálico e líquido envolto por membrana de 5,1 cm, compatível com encefalocele occipital. Havia descrição também de ventriculomegalia bilateral. A ressonância magnética fetal mostrou, em concordância com o ultrassom, encefalocele occipital contendo imagem cística medindo cerca de 2,6 cm X 1,5 cm, junto ao orifício e outra cavidade cística maior à direita da linha média medindo 4,8 cm X 2,3 cm. A criança nasceu de parto cesáreo, com 38 semanas de gestação, pesando 3895 gramas e com escores de Apgar de 7 e 9. Ela foi submetida à cirurgia de correção da encefalocele occipital no segundo dia de vida. No momento, encontra-se à espera da colocação de válvula de derivação ventrículo-peritoneal devido à hidrocefalia.

DISCUSSÃO

A encefalocele occipital usualmente é óbvia ao nascimento e muitas podem ser diagnosticadas durante o período pré-natal através da ultrassonografia. O prognóstico para pacientes com este defeito depende da extensão do tecido nervoso herniado e da presença de anomalias associadas. Por isso, a importância do diagnóstico e da avaliação mais detalhada destes casos, utilizando-se de exames complementares como a ressonância magnética. Isto apresenta grande importância para o devido planejamento do nascimento e para o planejamento cirúrgico.

Área

CIRURGIA PEDIÁTRICA

Instituições

Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), Porto Alegre, RS. - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

Cleyton Ignacio Fernandes, Raquel dos Santos Ramos, Rodrigo dos Santos Falcão, Eduardo Esteves de Alcântara Marques Rodrigues, Eryn Dall’Agnol Wilke, Raquel Potrich Zen, Paulo Ricardo Gazzola Zen, Rafael Fabiano Machado Rosa