Dados do Trabalho
TÍTULO
Hérnias de parede abdominal na infância: perfil epidemiológico dos pacientes operados no período de 2001 a 2016 no Hospital Municipal Souza Aguiar.
OBJETIVO
O objetivo do estudo é descrever a incidência e o perfil epidemiológico de diferentes tipos de hérnias de parede abdominal em pacientes de até 12 anos de idade submetidos à cirurgia de hérnia de parede abdominal no Hospital Municipal Souza Aguiar no período de 2001 a 2016.
MÉTODO
Foi realizado um estudo descritivo de corte transversal retrospectivo a partir da análise da base de dados do Hospital Municipal Souza Aguiar. Foram obtidos dados referentes às herniorrafias ocorridas no período de janeiro de 2001 a dezembro de 2016. Os dados como sexo, idade, tipo de hérnia de parede abdominal e a classificação quanto a urgência cirúrgica foram analisados após coletados e agrupados.
RESULTADOS
O número de cirurgias de hérnias no período analisado foi de 2.245. 842 (37,5%) cirurgias foram realizadas em crianças até 12 anos de idade e fundamentaram o atual estudo. Quanto a faixa etária, os pacientes mais acometidos foram os menores de 1 ano de idade (38,72%). Foi observada uma maior frequência nos casos de hérnias na infância em indivíduos do sexo masculino (73,93%) em relação ao sexo feminino (20,07%). Os tipos de hérnias abdominais analisadas foram epigástricas (1,31%), umbilicais (14,96%) e inguinais (83,73%) sendo estas subdivididas por lado acometido podendo ser direitas (23,26%), esquerdas (11,77%) ou bilaterais (64,96%). Foram coletados também dados referentes à urgência cirúrgica sendo a maioria dos procedimentos realizados de forma eletiva (80,88%) em comparação aos casos de urgência (19,12%).
CONCLUSÕES
As hérnias de parede abdominal são muito comuns na infância, e devem ser corrigidas cirurgicamente devido ao risco de encarceramento. O estudo mostra que as hérnias de parede abdominal operadas no Hospital Municipal Souza Aguiar são mais comuns no sexo masculino, as hérnias inguinais são as mais frequentes e o lado direito mais acometido.
Área
CIRURGIA PEDIÁTRICA
Instituições
Universidade Federal do Rio de Janeiro - Rio de Janeiro - Brasil
Autores
Ingryd Wenderroschy Cerqueira, Andressa Ferreira Martins, Gabrielle Grijó Silva, Larissa Macedo Santos, Francisco Eduardo Silva