Dados do Trabalho
TÍTULO
CPRE TRANSGASTRICA EM PACIENTES SUBMETIDOS AO BY-PASS GASTRICO EM Y DE ROUX
INTRODUÇÃO
O by-pass gástrico em Y de Roux é a cirurgia bariátrica mais realizada para o tratamento da obesidade mórbida nos Estados Unidos e Canadá, com 60% de prevalência. Contudo, tal cirurgia é fator de risco para o desenvolvimento de colelitíase e suas complicações como coledocolitíase e pancreatite, devido à acentuada perda de peso, recomendando-se a realização de colecistectomia durante o procedimento.
A realização da Colangiopancreatografia Retrógrada Endoscópica (CPRE) em pacientes submetidos ao by-pass gástrico em Y de Roux é tida como um desafio para os cirurgiões devido à alteração anatômica decorrente do procedimento cirúrgico. Desta forma, é necessária a utilização de técnicas alternativas, como a realização da CPRE transgástrica, acessando a porção exclusa do estômago e a papila duodenal.
RELATO DE CASO
Paciente feminina de 38 anos, com história de by-pass há 8 anos e colecistectomia aberta complicada com exploração de via biliar por litíase há 2 anos procura atendimento com história de dor em hipocôndrio direito, enjoo e elevação de enzimas hepáticas. Exames de imagem mostram ectasia de vias biliares e dois cálculos no colédoco.
Submetida à laparoscopia e gastrostomia com CPRE transgástrica e retirada dos cálculos sem necessidade de outras intervenções. Recebeu alta no segundo pós-operatório com analgésicos e enzimas hepáticas em queda. Boa evolução no seguimento ambulatorial com normalização de enzimas.
DISCUSSÃO
A CPRE transgástrica para tratamento de coledocolitíase em pacientes submetidos a by-pass em Y de Roux é segura e eficaz, mas apresenta como limitações a experiência do cirurgião e suporte hospitalar adequado.
Área
VIAS BILIARES E PÂNCREAS
Instituições
Hospital Leforte - São Paulo - Brasil
Autores
Francisco Sergi, Fernanda Danziere, Leandro Trama, Fernanda Santos de Aguiar, Pamela Correa de Oliveira, Brenda Oliveira Coelho, Rafaela Rocha de Carvalho, Ana Beatriz Santos Teodoro