Dados do Trabalho


TÍTULO

O USO DA TERAPIA POR PRESSAO NEGATIVA NO TRATAMENTO DA SINDROME DE FOURNIER - EXPERIENCIA DE UM SERVIÇO DE CIRURGIA GERAL DO DISTRITO FEDERAL E SERIE DE CASOS

OBJETIVO

Apresentar a experiência de um serviço de Cirurgia Geral do Distrito Federal com o uso de terapia à vácuo no tratamento das infecções pelve-perineais, sendo discutido também os aspectos técnicos, indicações, dificuldades e complicações do procedimento.

MÉTODO

No serviço foram abordados 4 pacientes - todos homens, com idades variando entre 14 - 69 anos, no período de 2016-2018. Todos os pacientes foram admitidos por demanda espontânea no pronto-socorro de Cirurgia Geral do hospital e realizaram o tratamento completo com a equipe cirúrgica.

RESULTADOS

Neste trabalho, os 04 pacientes diagnosticados foram abordados nas primeiras horas após admissão hospitalar, sendo realizado debridamento cirúrgico da lesão em região pelve-perineal, antibioticoterapia de largo espectro e estabilização hemodinâmica. Todos fizeram uso da terapia por pressão negativa em diversas etapas do tratamento, de maneira a auxiliar e acelerar o fechamento das feridas perineais por tempo variável, de acordo com a resposta individual, variando entre 1 a 8 trocas de curativo por pressão negativa e 7-45 dias de internação hospitalar. Dados da literatura evidenciam mortalidade por síndrome de Fournier em até 40% dos casos; não houve mortalidade registrada em nosso estudo. Os pacientes receberam alta hospitalar após o fechamento completo da ferida e foram acompanhados ambulatorialmente até ao menos 1 mês da alta, com bons resultados, inclusive estéticos.

CONCLUSÕES

A Síndrome de Fournier é uma doença infecciosa incomum, caracterizada por fasciite necrotizante da região genital, perineal e perianal, com taxa de mortalidade de até 40%. O diagnóstico precoce é fundamental para o tratamento adequado. O uso da terapia a vácuo tem ganhado espaço no tratamento, sendo artifício importante e efetivo no manejo de feridas complexas, além de mais confortável para o paciente, com custo similar ao tratamento convencional, menor tempo de hospitalização e permitindo a realização precoce da cirurgia de reconstrução, com bons resultados.

Área

MISCELÂNEA

Instituições

Hospital da Região Leste - Distrito Federal - Brasil

Autores

Natasha Garcia Caldas, Stephanie da Silva Fernandes, Leandro Martins Gontijo, Matheus Paiva de Souza, Ely José de Aguiar, Andre Araújo de Medeiros Silva, Nimer Ratib Medrei