Dados do Trabalho


TÍTULO

TRAUMA ABDOMINAL FECHADO COM LIQUIDO LIVRE NA CAVIDADE, SEM LESOES EM VISCERAS MACIÇAS, ASSOCIADO A ABERTURA DA SINFISE PUBICA E FRATURA DE SACRO: RELATO DE CASO.

INTRODUÇÃO

O trauma é a principal causa de morte entre adultos jovens no Brasil, sendo o traumatismo abdominal fechado uma situação rotineira e ao mesmo tempo desafiadora para os cirurgiões. As lesões produzidas em órgãos intra-abdominais podem levar a sangramentos importantes e extravasamento de conteúdo intestinal, que são condições extremamente ameaçadoras a vida.

RELATO DE CASO

Paciente do sexo masculino, 43 anos, vítima de colisão entre motocicleta que pilotava e um carro trafegando em via de alta velocidade. Deu entrada no Hospital João XXIII em Belo Horizonte estável hemodinamicamente, vias aéreas pérvias, sem cervicalgia, eupneico, com dor abdominal leve sem sinais de irritação, pelve instável e dolorosa, Escala de Coma de Glasgow 15 e tatuagem traumática em região hipogástrica. Inicialmente foi solicitado FAST, que apresentou líquido livre na cavidade abdominal e radiografia de tórax, sem alterações. Em seguida foi realizada uma tomografia computadorizada de abdome e pelve, não evidenciando lesões em vísceras maciças, mas apresentando pequena densificação da gordura mesentérica, abertura da sínfise púbica e fratura de sacro. Também foi feita a uretrocistografia, sem lesões aparentes. Diante do quadro, a conduta foi de observação e exame clínico seriado, com realização de nova tomografia em 24 horas. Esta não apresentou alterações em relação a anterior, entretanto o paciente evoluiu com piora da dor abdominal ao exame clínico. Optou-se então por realizar uma laparotomia exploratória, onde foi encontrada lesão por desvascularização de um segmento do intestino delgado. O segmento em questão foi removido e uma anastomose primária latero-lateral foi realizada. O paciente foi encaminhado aos cuidados intensivos e evoluiu sem complicações no pós-operatório.

DISCUSSÃO

O trauma abdominal contuso com líquido livre na cavidade e sem lesões de vísceras maciças apresenta grandes dificuldades propedêuticas. Em uma situação como essa, é importante que o cirurgião observe de perto o paciente e busque alternativas para antecipar o diagnóstico. Para tal, um grande aliado é o exame clínico seriado, que tem seu uso limitado naqueles doentes com nível de consciência diminuído. O FAST e o Lavado Peritoneal Diagnóstico são opções altamente sensíveis para o diagnóstico de líquido livre e são usados de forma rotineira, principalmente quando o exame físico não é confiável ou se o paciente apresenta alguma instabilidade. Já a tomografia computadorizada é usada nos pacientes estáveis e é o exame mais específico para a detecção de lesões. No presente caso, os exames complementares colaboraram para a suspeita de lesão intra-abdominal pela presença de líquido livre, borramento da gordura mesentérica e abertura da sínfise púbica com fratura de sacro, indicando grande transferência de energia nesse local. Entretanto, a decisão cirúrgica foi tomada em decorrência da piora da dor abdominal, mostrando que mesmo em casos complexos o exame clínico seriado continua tendo grande valor e não pode ser dispensado.

Área

TRAUMA

Instituições

Faculdade de Minas - Belo Horizonte - Minas Gerais - Brasil

Autores

Rony Geraldo Pessoa, Gustavo Guimarães Bastos, Zaleski Fernandes Kaniski, Thiago Alves Rosa Reis, Fernanda Chaves Capanema Álvares, Diôgo José Vilaça Silva, Maurício Richardson Bernardino Nascimento Júnior, Pedro Ícaro Navarro Sapori