Dados do Trabalho


TÍTULO

AVALIAÇAO DA GASTRECTOMIA VERTICAL COMO CIRURGIA BARIATRICA DE ESCOLHA EM PACIENTES COM DOENÇA DO REFLUXO GASTROESOFAGICO

OBJETIVO

Avaliar os efeitos da gastrectomia vertical na doença do refluxo gastroesofágico (DRGE).

MÉTODO

Estudo retrospectivo embasado na análise de 31 prontuários de pacientes da Clínica Gastrocirurgia de Brasília. Os critérios de inclusão foram pacientes submetidos a Sleeve gástrico e com DRGE pré-operatória clínica ou confirmada por endoscopia digestiva alta (EDA). Os dados foram analisados por meio de modelos de análise de variância para medidas repetidas.

RESULTADOS

A partir das análises estatísticas, evidenciou-se que os pacientes avaliados permaneceram sem melhora clínica da DRGE no pós-operatório. Ademais, constataram-se modificações no padrão endoscópico, o qual passou a apresentar caráter de maior gravidade. Notou-se também maior uso de medicamentos inibidores da bomba de prótons (IBPs) entre os pacientes avaliados.

CONCLUSÕES

A gastrectomia em Sleeve não esteve associada à melhora clínica da DRGE. Relacionou-se também à piora do padrão endoscópico e, por sua vez, ao maior uso de medicamentos. Dessa forma, é importante que as implicações gastroesofágicas dessa técnica sejam consideradas na escolha da cirurgia bariátrica em questão.

Área

CIRURGIA DA OBESIDADE - METABÓLICA

Instituições

Gastrocirurgia de Brasília - Distrito Federal - Brasil

Autores

Ray Costa Portela, Bernardo D'Ávila Castro Borges, Ítalo Nunes Vieira, Louizi Oliveira Souza, Anna Martins Carvalho, Leandra dos Reis Nunes, Orlando Pereira Faria, Silvia Leite Faria