Dados do Trabalho
TÍTULO
HERNIA DE SPIEGEL
INTRODUÇÃO
A hérnia de Spiegel, ocorre através da fáscia de spigel, é defeito raro 1 a 2% cm, é caracterizada por saco peritoneal ou gordura pré-peritoneal através da fáscia de Spiegel, que é composto por folheto da aponeurose do músculo transverso limitada medialmente pelo reto abdominal e lateralmente pela linha semilunar. É de difícil diagnóstico, por ser clinicamente incaracterística e por seu alto índice de estrangulamento, devido ao seu colo estreito. O local da hérnia deve sempre ser marcado antes da operação. O tratamento cirúrgico é mandatório, seja por técnica convencional ou por vídeo-laparoscopia. Apresentamos o caso incomum de um paciente ferminina 64 anos com hérnia de Spiegel a esquerda, cujo diagnóstico foi realizado com tomografia computadorizada. O paciente foi submetido à cirurgia de urgência convencional devido quadro de dor, sendo correção primária do defeito e utilização de tela de polipropileno em posicionamento pré-peritoneal
RELATO DE CASO
M.B.A. de 64 anos, do sexo feminino, de Presidente Prudente-SP, foi admitido no serviço em 15/07/2018, relatando uma história de dor em fossa ilíaca esquerda com irradiação para região lombar esquerda, com piora da dor aos esforços físicos. Não se observando protuberância durante o exame físico.
DISCUSSÃO
A hérnia de spiegel é caracterizada mais frequentemente pela sintomatologia, dor no local e não a tumefação como ocorrer nas outras hérnias da parede abdominal. Devido não ter a protuberância no local pois o saco herniário fica contido pela aponeurose do m. obliquo externo, o que dificulta seu diagnóstico. Portanto torna-se um diagnóstico difícil e necessário a recorrer a exames de imagem para confirmar o diagnóstico. Por localizar-se em torno e 0 a 6 cm cranialmente e transversa no plano anterossuperior das cristas ilíacas, onde fica localizado a aponeurose spiegel. A fraqueza desta área pode ocorrer devido uma fragilidade por ser o cruzamento da fibras aponeuróticas do musculo transverso e obliquo interno. Outro fato que pode ser sugestivo e a fraqueza especifica da junção da linha de douglas com a linha semilunar.
Este caso é reitera fundamentalmente a importância do exame clinico e suspeita sobre a clinica de dor ao longo da aponeurose de spiegel, principalmente quando inferior ao umbigo.
A correção cirúrgica por ser por via laparoscópica ou vídeo-laparoscópica, não há diferença estatística no índice de recorrência.
A cirurgia aberta geralmente está reservada para os casos de necessidade de cirurgia de urgência devido conseguir ter a possibilidade de dissecção do saco herniário até o colo e identificar a vitalidade das vísceras contida. Após redução do conteúdo pode ressecar o saco herniário e reparara o defeito primariamente (tension free) e após colocação de tela de polipropileno é suturada no espaço pré-peritoneal (underlay), ou no espaço intra-aponeurótico. Também pode ser colocada no espaço supra aponeurótico (onlay). No qual observa-se os mesmos resultados.
Área
PAREDE ABDOMINAL
Instituições
unoeste - São Paulo - Brasil
Autores
ANGELO LUÍS TONON SANTANA, CAIO FELIPE THOMAZIN PANICIO, DIEGO GARCIA MUCHON