Dados do Trabalho
TÍTULO
VIDEOCIRURGIA VERSUS CIRURGIA TRADICIONAL, A EVOLUÇAO DA MEDICINA EM PROL DA SAUDE HUMANA: UM RELATO DE EXPERIENCIA
OBJETIVO
Relatar a importância da experiência de um estágio supervisionado na área de cirurgia bariátrica em prol da melhoria do estado de saúde do paciente. Deste modo, a relevância deste trabalho está elencada a explanar acerca da experiência na prática cirúrgica, em que esta possa ser um incentivo para demais estudos que procurem pesar riscos e benefícios frente à prática da cirurgia aberta e da videocirurgia que envolve regiões estomacais e do intestino delgado.
MÉTODO
Trata-se de um estudo descritivo e reflexivo, do tipo relato de experiência em dois hospitais de referência em Belém/Pará, realizado durante os estágios supervisionados de acadêmicos de medicina proporcionados pela Liga Acadêmica Paraense de Cirurgia (LAPAC) durante o ano de 2018.
RESULTADOS
No período do estágio foi possível ter contato com a rotina do bloco cirúrgico e, entre as diversas cirurgias observadas, destacou-se a cirurgia bariátrica, sendo a predominante a realizada por vídeo. Diante das indicações da cirurgia bariátrica em casos de indivíduos que apresentem IMC≥50 Kg/m2 ou que apresentem IMC≥40 Kg/m², com ou sem comorbidades, sem sucesso no tratamento clínico por no mínimo dois anos, ou pessoas com IMC>35 kg/m2 e com comorbidades, como alto risco cardiovascular e diabetes, sem sucesso no tratamento clínico por no mínimo dois anos, percebeu-se os benefícios do uso da videocirurgia, mediante o contato com a técnica cirúrgica de abertura mínima da cavidade abdominal, enquanto que, convencionalmente, as incisões são mais invasivas e mais tardias para cicatrização. Assim, durante a cirurgia bariátrica por vídeo o abdómen é distendido por meio da introdução de CO2, que torna a pressão positiva, facilitando a introdução dos trocateres para não atingir as vísceras. Nesse sentido, pôde-se observar a técnica operatória através de incisões milimétricas e, por consequência, há a minimização de possíveis cicatrizes hipertróficas, hemorragias e infecções, de modo a favorecer a recuperação no pós-operatório. Isso facilita as vantagens da CVL, uma vez que proporciona a técnica minimamente invasiva tanto para o paciente, quanto para o médico, se comparada a laparotomia convencional - que expõe as estruturas e órgãos do corpo. Além disso, é válido ressaltar que a cirurgia aberta proporciona melhor visualização da anatomia para o acadêmico de medicina enquanto que a por vídeo é possível visualizar por outra perspectiva, necessitando reconhecer pequenos detalhes anatômicos para o maior entendimento.
CONCLUSÕES
Em suma, a evolução dos equipamentos tecnológicos favoreceu a intervenção cirúrgica, em prol da manutenção da saúde dos cidadãos, de forma menos traumática possível, que favorece a inserção deles no meio em que se encontram, mediante a sua reabilitação. Da mesma maneira, essa técnica torna-se imprescindível no ensino-aprendizagem dos acadêmicos de medicina, uma vez que contribui grandemente sobre a explanação de conhecimentos cirúrgicos e de reabilitação do indivíduo com sobrepeso.
Área
CIRURGIA DA OBESIDADE - METABÓLICA
Instituições
CENTRO UNIVERSITÁRIO DO ESTADO DO PARÁ - Pará - Brasil
Autores
JÉSSIKA ARAÚJO FERREIRA, PAOLA DOS SANTOS DIAS, LUCAS EMANNUEL DOS SANTOS BORDALLO, PATRÍCIA SARRAF PAES, ANA FLÁVIA ALTIERI LOBO DOS SANTOS, MAYARA CRISTINA PEREIRA LOBO, SAULO WATANABE COSTA