Dados do Trabalho
TÍTULO
ABDOME AGUDO OBSTRUTIVO APOS CORREÇAO DE APENDICECTOMIA COMPLICADA
INTRODUÇÃO
O abdome agudo obstrutivo (AAO) é caracterizado pela obstrução intestinal causada por obstáculos mecânicos ou funcionais que impedem a progressão normal do bolo fecal, correspondendo a cerca de 20% das causas de comprometimento agudo abdominal. As bridas, cicatrizes em forma de cordões ou membranas de tecido fibroso, formam aderências responsáveis por cerca de 60% das obstruções do intestino delgado, sendo que mais de 80% delas são decorrentes de cirurgias prévias.
RELATO DE CASO
L.P.S.N., masculino, 36 anos, deu entrada no pronto-socorro do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro com queixa de dor e distensão abdominal há 4 dias. Referiu também náuseas, vômitos fecalóides e hiporexia. Negou febre, alergias, comorbidades (diabetes mellitus, hipertensão arterial sistêmica) e alterações nos demais aparelhos. Negou tabagismo e etilismo. Relatou, na ocasião, cirurgia prévia três anos antes (laparotomia infraumbilical mediana - LIM) para tratamento de apendicite complicada. Ao exame físico apresentou: bom estado geral, corado, anictérico e acianótico, pressão arterial 120x80mmHg, frequência cardíaca de 80bpm, ritmo cardíaco regular em dois tempos e bulhas normofonéticas, murmúrio vesicular presente bilateralmente, sem ruídos adventícios, frequência respiratória 16rpm, abdome globoso e distendido, doloroso à palpação profunda generalizada, sem sinais de irritação peritoneal. Como conduta foi iniciado tratamento clínico (dieta zero, passagem de sonda nasogástrica e realização de fleet durante 3 dias) por 48 horas, sem sucesso. No raio X de abdome, encontrou-se imagem compatível com pilha de moedas e níveis hidroaéreos, caracterizando padrão de obstrução de intestino delgado. A hipótese diagnóstica foi AAO, e portanto, realizada laparotomia exploradora, na qual foram identificadas bridas e acotovelamento de alças de íleo terminal. Realizou-se a lise das bridas e não houve intercorrências no procedimento (não se notou perfuração ou comprometimento isquêmico de alças).
DISCUSSÃO
Na literatura, observa-se que atos cirúrgicos, principalmente os que penetram na cavidade abdominal e causam descontinuidade no peritônio, carregam um estímulo ao início da cascata metabólica que culmina nas aderências peritoneais (BASÍLIO, 2003). As causas comuns de um abdome agudo incluem obstrução, inflamação e infecção, como a apendicite (PATTERSON e DOMINIQUE, 2018). Em grande parte, as apresentações clássicas da apendicite evoluem bem e sem complicações, no entanto, o paciente apresentou uma apendicite complicada que evoluiu para uma LIM. Com isso, é possível inferir que a LIM realizada e as complicações da apendicite são fatores para o surgimento do AAO por bridas, uma vez que o manuseio dos órgãos durante a laparotomia pode induzir alterações na mucosa. Apesar disso, estão sendo desenvolvidas técnicas para prevenção do quadro, como barreiras físicas absorvíveis entre as alças ou uso de adjuvantes (CAMPOS, 2006).
Área
INTESTINO DELGADO
Instituições
Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) - Minas Gerais - Brasil
Autores
Andrei Biliato Colmanetti, Camilla Rodrigues da Costa, Raíssa Felipe dos Santos, Paula Cristina Santos Soares, Thalita Cândido Oliveira, Beatriz Silva Inácio, Cecília Salazar Ulácia, Carlos Alfredo Salci Queiroz