Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


TÍTULO

DISSECÇAO BILATERAL DE ARTERIAS CAROTIDAS INTERNAS EM PACIENTE JOVEM DURANTE PRATICA ESPORTIVA

INTRODUÇÃO

A dissecção de artérias carótidas deve ser considerada como etiologia para acidentes vasculares encefálicos isquêmicos em pacientes jovens. Apesar de sua raridade e dificuldade diagnóstica, a suspeita clínica pode ser confirmada através do quadro clínica e dos exames de imagem não-invasivos e pela angiografia cerebral nos casos indefinidos. O objetivo é relatar o caso de uma paciente com diagnóstico de dissecção bilateral de artérias carótidas internas após prática de atividade física intensa.

RELATO DE CASO

Paciente do sexo feminino, 37 anos, branca, G2P2A0, procurou atendimento médico devido a cefaléia de forte intensidade associada à cervicalgia, amaurose fugaz e tontura uma hora após a realização de exercícios físicos intensos durante Crossfit. Três dias após o atendimento inicial, evoluiu com hemiplegia à esquerda, afasia, dislalia, disfagia e desvio de rima à direita. A paciente foi medicada com ácido acetilsalicílico (AAS), atorvastatina e heparina sódica profilática. O ultrassom Doppler identificou afilamento arterial em artérias carótidas. A Ressonânica Magnética Cerebral evidenciou lesões isquêmicas em coroa radiada direita. A Angiografia cerebral confirmou o diagnóstico de dissecção bilateral de artéria carótida interna. A paciente foi anticoagulada com varfarina por 6 meses, evoluindo sem sequelas clínicas.

DISCUSSÃO

A dissecção das artérias carótidas é importante causa de acidente vascular encefálico em adultos jovens, podendo ser uma complicação da prática de exercícios com alta intensidade. O diagnóstico e tratamento precoce são importantes, a fim de obter um desfecho favorável, bem como a redução de possíveis sequelas.

Área

CIRURGIA VASCULAR

Instituições

UNILAGO - Sao Paulo - Brasil

Autores

Giovanna Ceola Ferreira, Matheus Galassi Defendi, Isabelle Santiago Silva, Maria Gabriela Silva Garcia, Ana Flávia Ribeiro Francisco, Sthefano Atique Gabriel, Gabriella Crevelaro Lopes, Guilherme Lima Favaro