Dados do Trabalho


TÍTULO

CIRURGIA BARIATRICA E SUA INFLUENCIA NA SINDROME DE WERNICKE-KORSAKOFF

OBJETIVO

A obesidade corresponde a uma condição clínica de etiologia multifatorial e de grande relevância epidemiológica. O tratamento cirúrgico é uma das modalidades de tratamento da obesidade grave que, no entanto, apresenta algumas complicações bem descritas, entre as quais está a síndrome de Wernicke-Korsakoff (SWK). O objetivo do presente estudo é fazer uma revisão da literatura sobre a síndrome.

MÉTODO

Realizou-se uma busca nas bases de dados Pubmed e Scielo com os seguintes descritores: “cirurgia bariátrica”, “síndrome de wernicke-korsakoff” e “cirurgias bariátricas restritivas”. Os trabalhos encontrados foram submetidos a uma leitura crítica.

RESULTADOS

A cirurgia bariátrica é composta por cirurgias ditas disabsortivas, restritivas e mistas. Quando realizadas, frequentemente ocorrem deficiências nutricionais geradoras de complicações. Uma complicação pouco comum, mas de alta mortalidade, é a síndrome de Wernicke-Korsakoff. Essa síndrome é caracterizada pela deficiência de vitamina B1 (tiamina) que é absorvida no intestino delgado. Ela é responsável pela transformação de glicose em energia (ATP) e entra na síntese de alguns neurotransmissores. Embora todas as células necessitem dessa vitamina, as células cardíacas e nervosas são as mais afetadas pela deficiência de tiamina resultando principalmente em encefalopatias e alterações cardiovasculares. A síndrome de wernicke corresponde à tríade de nistagmo, ataxia e confusão mental, enquanto que a psicose de Korsakoff é marcada pela alteração da memória recente, confabulação e diminuição do aprendizado. A SWK é mais frequente em cirurgias restritivas e quando o paciente apresenta vômitos intensos. Dentre as cirurgias restritivas, estão a gastroplastia vertical com bandagem, balão intragástrico e bandagem gástrica ajustável por vídeo. Para o diagnóstico da SWK, deve-se usar como base os achados clínicos e a ressonância magnética de crânio. O tratamento é feito através da administração endovenosa de tiamina na dose de 100 mg por dia e suporte nutricional. O bom prognóstico depende da suspeita diagnóstica e tratamento precoces uma vez que essa síndrome pode apresentar sequelas graves.

CONCLUSÕES

O conhecimento da Síndrome de Wernicke-Korsakoff é de suma importância para o cirurgião que atua em cirurgia bariátrica, pois o tratamento precoce pode evitar graves complicações e diminuir o número de mortes.

Área

CIRURGIA DA OBESIDADE - METABÓLICA

Instituições

Uniceplac - Distrito Federal - Brasil

Autores

Débora Cristiane Rocha Braga, Nathália Lima Diniz, Jordano Pereira Araújo, Elaine Júlian da Fonseca, Ana Cláudia Peres Costa, Paula D'Avila Sampaio Tolentino, Ana Couto de Melo, Gabriela Ramos do Amaral