Dados do Trabalho
TÍTULO
RELATO DE CASO: ABCESSO HEPATICO POR CORPO ESTRANHO - PALITO - TRATAMENTO POR VIDEOLAPAROSCOPIA
INTRODUÇÃO
O abscesso hepático piogênico, caracterizado por uma infecção supurativa do parênquima hepático, ainda se apresenta como um desafio terapêutico. Nas últimas décadas, a taxa de mortalidade decorrente dessa condição diminuiu significativamente, devido ao aprimoramento das técnicas de tratamento, sendo a primeira linha, na maioria dos casos, composta por drenagem percutânea associada à antibioticoterapia. Recentemente, houve uma mudança na epidemiologia desta entidade patológica, sendo a doença de via biliar a principal causa atualmente. O abscesso hepático causado por corpo estranho é uma entidade rara, que geralmente cursa com falha de tratamento devido à dificuldade de se estabelecer um diagnóstico precoce. Através desse trabalho, objetivamos relatar um caso dessa condição rara que ainda se apresenta como um desafio terapêutico.
RELATO DE CASO
Paciente feminina, 68 anos, previamente hígida chegou ao serviço de pronto atendimento do Hospital de Caridade Astrogildo de Azevedo de Santa Maria com febre e dor abdominal alta. Foram realizados exames de imagem que mostraram volumoso abscesso hepático entre os segmentos V e VI do fígado. Foi realizada drenagem percutânea com boa evolução e estabelecida antibioticoterapia por 14 dias. Após 30 dias a paciente retorna com mesmo quadro, sendo diagnosticada recidiva do abscesso. A paciente foi submetida a videolaparoscopia com drenagem do abscesso; no interior do mesmo foi encontrado um corpo estranho (palito de dente) bem como na região de antro gástrico, o qual estava aderido ao fígado. Foi realizada uma drenagem do abscesso com irrigação da cavidade e drenagem ampla. Apresentou boa evolução, tendo alta no quinto dia de pós-operatório.
DISCUSSÃO
Embora o abscesso hepático decorrente de perfuração do trato gastrointestinal por corpo estranho seja de difícil diagnóstico, devido à inespecificidade dos sintomas, se diagnosticado e realizada a retirada do corpo estranho precocemente, tem um desfecho favorável.
Área
FÍGADO
Instituições
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA - Rio Grande do Sul - Brasil
Autores
PATRIZZIA CALEGARO PALMA, BETINA VESCOVI, MARTHINA BASTOS DE MORAES, MATHEUS MACHADO OLIBONI , CRISTIANO ANTONIAZZI ABAID, GABRIELA PEREIRA DE MOURA