Dados do Trabalho
TÍTULO
SIMULAÇAO DE ANASTOMOSE TRAQUEAL EM MODELO DE BAIXO CUSTO
OBJETIVO
A utilização de modelos de para a prática cirúrgica é de extrema importância
para a aquisição de habilidades antes de se entrar em contato com o paciente. Os
modelos de baixo custo trazem o ensino para o público médico em geral, além de
dispensar utilização de modelos animais. A traqueoplastia, que é um dos principais
tratamentos para a estenose traqueal, comum em pacientes que permaneceram
intubados por mais de oito dias e um procedimento complexo, necessita de um
treinamento adequado. Assim, criou-se um modelo de baixo custo, simulando o
procedimento de maneira acessível ao público médico em geral.
MÉTODO
O modelo de anastomose traqueal foi elaborado com um manequim (R$
26,00), um eletroduto corrugado (R$ 7,20) para representar a traqueia, eletroduto rígido
PVC (R$ 13,49) para fixação do eletroduto corrugado na parede torácica do manequim
junto a cola cianoacrilato (R$ 6,10), elástico (R$ 4,50) e pregos (R$ 5,42) para
representarem a pressão negativa do tórax ao tensionar a traqueia e fio de sutura de
algodão 2.0 (R$ 2,00). Após a montagem do modelo,15 acadêmicos de medicina dos
semestres 2°-4° participaram da prática de anastomose traqueal após uma aula teórica
ministrada por integrantes da Liga de Cirurgia Torácica (LICITO) da Universidade de
Fortaleza. Em seguida, foi solicitado aos acadêmicos para responderem um
questionário sobre o contato prévio com a anastomose traqueal, eficácia do aprendizado
a partir do modelo, satisfação com os materiais usados no modelo, reprodutibilidade,
semelhança anatômica e questionamentos sobre a aprendizagem na simulação prática.
RESULTADOS
Após análise das avaliações, 93,3% dos participantes nunca tiveram
contato com o assunto. 73,3% acreditam que o simulador foi construído com material
satisfatório (26,7% concorda parcialmente). 46,7% acha o simulador semelhante ao
procedimento real, 46,7% concorda parcialmente e 6,7% discordam. 93,3% acredita que
deveriam haver mais momentos práticos associados à teoria (6,7% concorda
parcialmente). 100% achou a atividade prática eficaz no processo de aprendizagem do
procedimento. Por fim, 93,3% recomendaria momentos de prática associado à aulas
para outros colegas (6,7% concorda parcialmente).
CONCLUSÕES
Mesmo com limitações, os resultados demonstram satisfação dos
participantes. O desenvolvimento de modelos baixo custo associados a aulas teóricas
é uma opção viável e efetiva na busca de novos conhecimentos e habilidades na
graduação médica. Sendo montado com materiais acessíveis e de fácil manuseio, sua
possível utilização em larga escala permite a prática e avaliação em grandes grupos,
tornando o modelo uma ferramenta de ensino adequada.
Área
EXPERIMENTAL / PESQUISA BÁSICA
Instituições
Universidade de Fortaleza - Ceará - Brasil
Autores
Matheus de Souza Mendes, Lara Poti Nobre, Rodrigo Teófilo Parente Prado, João Felipe Carvalho Rodrigues, João Carlos Fechine Machado, Heron Kairo Sabóia Sant'Anna Lima, Victor Frota Dias, Israel Lopes de Medeiros