Dados do Trabalho
TÍTULO
HERNIA OBTURATORIA EM SEPTUAGENARIA
INTRODUÇÃO
A hérnia obturadora é uma hérnia pélvica muito rara. Geralmente ocorre em mulheres multíparas e idosas. É 9 vezes mais comum em mulheres devido a sua pelve mais larga, maior abertura triangular do canal obturador e maior diâmetro transversal. Os outros fatores de risco incluem doença pulmonar obstrutiva crônica, constipação crônica e ascite. A hérnia obturadora é um desafio diagnóstico, pois os sinais e sintomas geralmente são inespecíficos. Dessa forma, apresentamos um caso de hérnia obturadora em uma paciente septuagenária, bem como seu bom desfecho clinico
RELATO DE CASO
Paciente sexo feminino, 74 anos, deu entrada no serviço de pronto atendimento do Hospital Sancta Maggiore, com queixa de abaulamento em região inguinal esquerda há 10 dias, com discreto desconforto local. Negava alterações de hábitos intestinais ou outras queixas. Sem comorbidades. Sem uso de medicações contínuas.
Ao exame físico apresentava estabilidade hemodinâmica (PA 129 x 65 mmHg, FC 58 bpm, Sat O2 97%), corada, hidratada, afebril, abdome flácido, rha +, presença de hérnia inguinal a esquerda não redutível.
Exames laboratoriais não haviam dados alterados. Ao exame de imagem foi realizado USG da região inguinal esquerda, no qual constava: conteúdo abdominal herniado através do canal obturador esquerdo, com pequeno acumulo de liquido no interior do saco herniario, sem fluxo ao Doppler, associado a obliteração da gordura mesentérica, sugestivo de hérnia obturadora encarcerada. Anel herniário medindo aproximadamente 1,0 cm e o saco herniário 3,8 x 3,7 cm.
Optou-se por tratamento cirúrgico. Realizou-se incisão transversa em região inguinal esquerda para exploração local. Evidenciou-se presença de saco herniário com tecido gorduroso com necrose e liquido adjacente, sem alças intestinais. Abordagem cirúrgica: ressecção do conteúdo herniário. Além disso, houve colocação de tela de polipropileno para fechamento de canal obturatório com extensão até canal inguinal;
Paciente evoluiu bem pós operatório, sem intercorrências. Tendo alta hospitalar no segundo dia pós operatório.
DISCUSSÃO
A hérnia obturadora ocorre através do forame obturador, adjacente aos vasos e nervo obturadores. É uma patologia incomum, correspondendo a 0,1-1% de todas as hérnias e a 0,2 a 1,6% de todos os casos de obstrução mecânica do intestino delgado. A maioria das hérnias obturadoras ocorre em mulheres idosas e do lado direito, geralmente contendo intestino delgado (íleo).
Existem muitas técnicas descritas para o fechamento do defeito herniário, desde a simples ligadura do saco, herniorrafia com pontos diretos, uso de retalhos periosteais, bexiga ou ligamento uterino; Atualmente, o uso de tela de polipropileno na forma de um cilindro é a escolha, pois é seguro e pode ser facilmente coberto com o peritônio parietal para evitar sua migração ou aderências a alças intestinais.
Área
PAREDE ABDOMINAL
Instituições
Instituto Prevent Senior - São Paulo - Brasil
Autores
Domingos Aires Leitão Neto, Marcelo Raymundo Maiorano, Marco Vinicio Fanucchi Gil, Fernando Furlan Nunes, Diego Ferreira de Andrade Garcia, Romeu Pompeu Junior, Tayná Pereira Magalhães, Victor Oliveira Bianchi