Dados do Trabalho


TÍTULO

TRATAMENTO NAO OPERATORIO DA LESAO PANCREATICA GRAU III DECORRENTE DE QUEDA DE GRANDE ALTURA

INTRODUÇÃO

O tratamento não operatório (TNO) da lesão pancreática com lesão ductal por trauma contuso representa um desafio ao cirurgião do trauma. Apesar do TNO para o trauma abdominal contuso apresentar aumento em incidência, apenas uma minoria dos casos que envolve lesão ductal do pâncreas são conduzidas de forma conservadora devido a sua complexidade e sua morbidade. Esta modalidade de tratamento é considerado uma possibilidade, sendo necessário condução clínica minuciosa, uma vez que está associado a diversas complicações de alta morbidade.

RELATO DE CASO

Paciente JPPS, 16 anos, sexo masculino, relatando queda de 8 metros de altura após queimadura elétrica no dia 07/12. Foi admitido no 4° dia de trauma com queixa de dor abdominal em epigástrio, estabilidade hemodinâmica e bom padrão respiratório. Na admissão realizou tomografia de abdome que evidenciou lesão pancreática grau III isoldada.Devido ao tempo de trauma e a estabilidade clinica e hemodinâmica, foi optado inicialmente pelo a TNO com observação clínica, nutrição oral e acompanhamento laboratorial. Na internação evoluiu com aumento da dor abdominal sendo necessário nova TC que evienciou coleções retroperitoneais em organização com volume estimado em 200 ml. Foi optado por drenagem percutânea ecoguiada desta coleção associado a antibioticoterapia e dieta enteral por cateter nasoentérico pós pilórico apresentando boa evolução clínica. No acompanhamento ambulatorial retornou assintomático e com exame de ultrassom abdominal mostrando ausência de coleções após a drenagem percutânea com 60 dias do trauma.

DISCUSSÃO

O tratamento conservador dos pacientes com lesão pancreática que envolve lesão ductal apresenta baixa incidência, pois depende da apresentação clínica do paciente, tempo de trauma, momento do diagnóstico, mecanismo de lesão e existência ou não de lesões associadas. A classificação precisa das lesões pancreáticas ao método de imagem e a localização anatômica desta lesão são fundamentais para adequada decisão terapêutica destes casos. A realização de TNO com lesão de ducto pancreático necessita de acompanhamento em hospital especializado em Trauma e com disponibilidade de propedêutica avançada, incluindo exames invasivos e de imagem, sendo uma opção terapêutica em casos selecionados.

Área

TRAUMA

Instituições

Hospital João XXIII - Minas Gerais - Brasil

Autores

DOMINGOS ANDRÉ FERNANDES DRUMOND, TARCISIO VERSIANI DE AZEVEDO FILHO, SIZENANDO VIEIRA STARLING, HENRIQUE DE ANDRADE FERREIRA PINTO, DIEGO PEREIRA ZILLE, VIVIANE WILLIG BRASIL, GABRIEL MARTIN LAUAR, JORDANIA ALKMIN JORDÃO