Dados do Trabalho
TÍTULO
CIRURGIA DE CONTROLE DE DANOS EM TRAUMA ABDOMINAL: UMA REVISAO E ANALISE DA RESSUSCITAÇAO PERITONEAL.
OBJETIVO
Avaliar os dados de sobrevida, complicações e mortalidade obtidos em estudos observacionais e randomizados sobre cirurgia de controle de danos em traumas abdominais.
MÉTODO
Foi realizada uma revisão sistemática de literatura nos bancos de dados PUBMED, BIREME e LILACS, utilizando as palavras-chave: “damage control” e “abdominal trauma”. Foram encontrados noventa e sete artigos, no entanto, foram selecionados apenas aqueles publicados nos últimos 10 anos, observacionais e randomizados. Sendo assim, apenas seis artigos se enquadraram nesses critérios de inclusão.
RESULTADOS
Os resultados obtidos mostram que a cirurgia de controle de danos possui resultados semelhantes tanto em áreas de guerra quando em área civil e está associada com uma diminuição da mortalidade e complicações cirúrgicas em pacientes com trauma abdominal grave. Em contra partida o procedimento está associado a maiores morbidades como sepse e pneumonia associada a ventilação, além de aumentar os gastos hospitalares. Quando a técnica de ressuscitação peritoneal é utilizada em detrimento da ressuscitação convencional os pacientes apresentam um menor tempo para o fechamento abdominal, aumentam as taxas de fechamento primário da fáscia, têm menos complicações intra-abdominais e possuem uma redução nos marcadores inflamatórios
CONCLUSÕES
A cirurgia de controle de danos é uma técnica que beneficia os pacientes com trauma abdominal grave, porém deve ser muito bem indicada afim de evitar aumento de morbidade e gastos hospitalares. A ressuscitação peritoneal deve ser considerada em todos os pacientes durante a segunda fase da cirurgia. Mais estudos devem ser realizados afim abordar variáveis específicas da cirurgia de controle de danos que possam aumentar sua eficácia e segurança.
Área
TRAUMA
Instituições
CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES ASSOCIADAS DE ENSINO-FAE - São Paulo - Brasil
Autores
MARCOS ANTONIO CAVALARI DE SOUZA , JEAN MARCELO STRIPPOLI DOFFINI, PEDRO EDUARDO RICCIARDI COSAC, Viviane Aparecida Sotto Bazalia Capeli