Dados do Trabalho


TÍTULO

CARCINOMA ESPINOCELULAR DE BOCA EM PACIENTE JOVEM: RELATO DE CASO

INTRODUÇÃO

O carcinoma espinocelular (CEC) caracteriza-se como a neoplasia maligna bucal mais comum, representando 90% dos carcinomas de boca, a qual acomete preferencialmente homens acima de 50 anos. Compreendido entre os seis tipos de câncer mais comuns que acometem o sexo masculino e entre os oito mais recorrentes no sexo feminino, tendo como principais fatores de risco o tabagismo e o etilismo. Sua incidência em jovens com menos de 40 anos é rara – representando de 3 a 6% dos casos. O objetivo do presente relato é abordar um caso raro de neoplasia de boca em paciente jovem, levando-se em conta os fatores predisponentes.

RELATO DE CASO

Paciente, masculino, 19 anos, negro, analfabeto, relatou exodontia há oito meses por apresentar dor aguda em molar inferior esquerda, sem história de lesão na ocasião da extração. O quadro evoluiu com fratura da mandíbula à esquerda e suspeita clínica inicial de osteomielite. Diante disso, foi encaminhado ao Serviço de Cirurgia de Cabeça e Pescoço de um Hospital em São Luís – MA, para avaliação. Paciente afirma tabagismo há cinco anos (20 cigarros por dia) e uso de cigarros de maconha esporadicamente, além de etilismo também há 5 anos. Ao exame físico, relata perda de 16 kg em oito meses, e deformidade em região cervicofacial em função da extensa lesão infiltrativa na boca. Na oroscopia realizada foram evidenciados lesão úlcero-infiltrativa em região jugal esquerda, rebordo gengival inferior, trígono retromolar e assoalho de boca à esquerda. A radiografia e a tomografia computadorizada mostraram volumosa lesão expansiva de região mandibular esquerda com reabsorção total do ramo esquerdo. Diante do quadro, foi realizada biópsia incisional sob anestesia local, e o exame histopatológico revelou CEC moderadamente diferenciado e invasor. O paciente foi encaminhado para tratamento combinado de quimioterapia e radioterapia, pela irressecabilidade do tumor, todavia, o paciente abandonou o tratamento durante a radioterapia e evoluiu com óbito após dois meses do último contato.

DISCUSSÃO

: O caso retrata um caso raro de carcinoma espinocelular de boca, face a idade do paciente. Ademais, o paciente apresenta fatores de risco preditivos para o câncer de boca, ressaltando a importância do diagnóstico precoce de lesões de câncer bucal, bem como o aumento de campanhas preventivas enfocando também pacientes jovens usuários de drogas como álcool, tabaco e maconha.

Área

CIRURGIA CABEÇA E PESCOÇO

Instituições

Universidade Nilton Lins - Amazonas - Brasil

Autores

Hiago Bruno Cardoso Costa Fonseca, Valéria Santos da Costa, Valbécia Tavares de Aguiar, Sabrina Frazão Tolentino, Raphaella Carolinny Cardoso Costa Arruda, Sérgio Murilo Galdino da Silva Júnior, Mariana Cardoso Costa da Silva, Bruno Melo Genê Santiago