Dados do Trabalho


TÍTULO

ANALISE ESTATISTICA DA REALIZAÇAO DE CIRURGIA BARIATRICA POR VIDEOLAPAROSCOPIA NO SISTEMA PUBLICO DE SAUDE BRASILEIRO

OBJETIVO

Delinear uma análise estatística da realização de cirurgia bariátrica por videolaparoscopia no Brasil nos últimos 11 anos, levando em consideração a distribuição geográfica, o número de internações para realização deste procedimento, o número de óbitos e a taxa de mortalidade.

MÉTODO

Trata-se de um estudo ecológico descritivo com base nos dados do Sistema de Informação Hospitalar (SIH/SUS) entre 2008 e 2018, associado a revisão de literatura nas bases de dados SCIELO, PubMed e MedLine.

RESULTADOS

A cirurgia bariátrica por videolaparoscopia é uma cirurgia de redução gástrica que é realizada com uma técnica moderna, menos invasiva e mais confortável para o paciente. De dezembro de 2008 a dezembro de 2018, foram emitidos um total de 251 autorizações de internações hospitalares para realização de gastrectomia por via videolaparoscópica. Destas, o maior número de internações ocorreu na região Sudeste 165 (65,74%), principalmente em São Paulo onde foram registrados 98 procedimentos, enquanto que a região Sul apresentou o menor número de internações com 16 casos (6,37%). Notou-se 12 óbitos para este procedimento, o que resultou em uma taxa de mortalidade de 4,78 óbitos para cada 100 procedimentos realizados. O valor total gasto com o procedimento foi de R$283.055,53 e a média de permanência para sua realização 10 dias.

CONCLUSÕES

A introdução de fast food na alimentação da população brasileira, a despreocupação em manter hábitos alimentares saudáveis e a pouca prática de exercícios físicos são fatores que influenciam na obesidade, por conseguinte, existe uma procura maior para a realização de cirurgia bariátrica. Em frente a esse cenário, foi observado um maior número de internações na região sudeste com índice de mortalidade variável e tempo de internamento prolongado. A obesidade, portanto, é um problema de saúde pública, sendo necessário ações de conscientização e prevenção com finalidade de melhorar a qualidade de vida do paciente.

Área

CIRURGIA DA OBESIDADE - METABÓLICA

Instituições

Centro Universitário Tiradentes - Alagoas - Brasil

Autores

Iago Moura Aguiar, Cicero Felipe Paes de Araujo Costa, Henrique Cezar Tenório Alves da Silva, Igor Leão Gomes Leahy, Fernanda Helena Baracuhy da Franca Pereira, Valéria Andrade Calado, Gabriela Conceição Gomes, José Leidson de Almeida Holanda