Dados do Trabalho


TÍTULO

ABDOME AGUDO OBSTRUTIVO OCASIONADO POR TRICOBEZOAR

INTRODUÇÃO

Bezoar é a concentração anormal de material no lúmen do trato gastrointestinal. Classificado de acordo com o material componente dominante, por exemplo de fibras provenientes de plantas, fitobezoar, ou de cabelo, tricobezoar. Tricobezoares são mais comuns, e ocorrem com maior frequência no sexo feminino, em crianças e adolescentes.

Os bezoares estão associados à distúrbios psiquiátricos subjacentes, sendo a principal causa de desenvolvimento, ocorrem principalmente em mulheres jovens com o hábito de tricofagia. Outras associações são condições gástricas hiposecretoras / hipocinéticas, doença celíaca e após cirurgias gástricas.

RELATO DE CASO

Paciente do sexo feminino M.L.L.M., 22 anos, casada, natural e procedente de Congonhas, Minas Gerais. Apresentou história de dor abdominal, acompanhada de náuseas, vômitos e hiporexia há quatro meses. Relato de perda de peso de 7 kg desde o início dos sintomas. O esposo referiu queda de cabelos da paciente, observada nos últimos meses.

Ao exame físico, paciente se apresentava consciente e orientada, emagrecida, com ligeira palidez mucosa cutânea. Afebril, eupnéica, normotensa. No couro cabeludo, havia rarefação capilar em região biparietal e sobrancelhas rarefeitas. Apresentava abdômen normotenso, macicez presente na região epigástrica durante a percussão, com massa tumoral palpável em região epigástrica, que se estendia até a região hipocondríaca esquerda, desconforto a palpação superficial e profunda.

Optado em realizar endoscopia digestiva alta, laudado tricobezoar gigante moldando o estômago e obstruindo totalmente a região antro pilórica. Foi impossível sua retirada por via endoscópica, sendo sugerido retirada cirúrgica.

A conduta cirúrgica foi uma laparotomia xifo-umbilical com gastrostomia em parede anterior do estômago medindo cerca de 10-12 cm, na qual foi possível visualizar o corpo estranho. Realizado extração do mesmo, constituído por tricobezoar que moldava todo o estômago e duodeno. Após a retirada, foi realizado sutura com catgut cromado 2.0, realizado chuleio contínuo.

Paciente manteve sonda nasograstrica por 24 horas, após reestabilização da peristalse foi iniciado dieta líquida completa em 48 horas. Evoluindo bem com alta hospitalar após 72 horas e encaminhada para o Ambulatório de Cirurgia Geral, serviço de saúde mental e nutricionista.

DISCUSSÃO

Tricobezoares são encontrados com maior frequência em mulheres, menores de 30 anos, associados a transtornos psiquiátricos e história de tricofagia presente em 50% dos casos presente desde a primeira infância.

Na prática clínica, tricobezoares são considerados achados raros. Os sintomas dependem do local e do tamanho da massa, podendo causar dor abdominal difusa, náuseas, vômitos, anemia, desnutrição e halitose.

O exame de endoscopia digestiva alta é a técnica de escolha para o diagnóstico, podendo ser um método terapêutica para alguns casos. Grandes tricobezoares, como no caso descrito, requerem tratamento cirúrgico por meio de gastrostomia.

Área

ESTÔMAGO E DUODENO

Instituições

Hospital Bom Jesus - Minas Gerais - Brasil

Autores

Rhayssa Wattçula Heck Avendadaho, Luciano Braga Rodrigues Branco, Jango Costa Oliveira, Adéblio José da Cunha, Leonardo Chaer Rezende