Dados do Trabalho


TÍTULO

SINDROME DE MCKITTRICK-WHEELOCK: UM RELATO DE CASO

INTRODUÇÃO

A síndrome de McKittrick-Wheelock é uma rara complicação que ocorre no adenoma viloso secretor de reto onde há distúrbios hidroeletrolíticos em decorrência da grande perda de sódio, potássio e água. Pode estar associado ao quadro também a insuficiência renal.

RELATO DE CASO

Paciente do sexo masculino, 63 anos, foi admitido apresentando uma história de diarreia aquosa há 2 anos e cãibras há 1 mês, ao exame físico estava com pressão arterial de 110x70 mmHg e frequência cardíaca de 150 bpm. Os exames laboratoriais mostraram uremia, hipocalemia e hiponatremia, com ureia de 226 mg/dL, creatinina de 4,3 mg/dL, potássio de 2,8 mmol/L e sódio de 127 mmol/L. Fez uso de potássio intravenoso e foi solicitado exame de colonoscopia. Na colonoscopia foi identificada uma lesão vegetante ocupando 70% da luz, com cerca de 10 cm de extensão, desde a linha pectínea até o reto médio, a biópsia evidenciou uma lesão tubular vilosa com displasia epitelial de alto grau no reto. Devido ao tamanho da lesão de reto e possibilidade de haver adenocarcinoma associado, foi optado junto ao paciente por ressecção cirúrgica do reto. Foi realizada ressecção anterior do reto e ileostomia de proteção em março de 2016. Evoluiu com complicações no pós-operatório sendo necessária a internação em unidade de terapia intensiva e hemodiálise. Devido a piora clínica e imagem sugestiva de abscesso abdominal, foi submetido à laparotomia exploradora no 10º dia pós-operatório para lavagem da cavidade abdominal. O paciente apresentou gradual melhora e recebeu alta no trigésimo sexto dia de pós-operatório com remissão dos sintomas. O anatomopatológico da peça cirúrgica evidenciou adenoma túbulo-viloso e focos de adenocarcinoma com estadiamento pT1N0. Devido a presença de adenoma no reto associado aos sintomas prévios à operação, foi feita a hipótese diagnóstica da síndrome do adenoma secretor de reto, conhecida como síndrome de McKittrick-Wheelock.

DISCUSSÃO

A maioria dos pacientes que apresentam pólipos adenomatosos apresentam sintomas inespecíficos gastrointestinais, sendo o mais frequente sangramento retal acompanhado de anemia, ou são assintomáticos. Pacientes com adenomas vilosos podem em raros casos, como foi o relatado, apresentar diarreia secretória com perda considerável de fluidos e eletrólitos que pode ser fatal. Os tumores que provocam essa síndrome costumam se localizar no reto ou sigmoide e geralmente tem um tamanho grande. O quadro clínico revela hiponatremia, hipocalemia, hipocloremia, acidose metabólica e desidratação indicando injúria renal aguda. O tratamento consiste em corrigir o distúrbio hidroeletrolítico e fazer a remoção cirúrgica do tumor. A síndrome de McKittrick-Wheelock pode ser uma situação de difícil diagnóstico em que se deve estar alerta para as complicações que o paciente pode desenvolver que podem demandar tratamento prolongado.

Área

COLOPROCTOLOGIA

Instituições

Universidade de Brasília - Distrito Federal - Brasil

Autores

Ester Magro Borigato, Rachel Gonçalves Nihari, Gabriela Soares Piazza Dal Pont, Pedro Paulo Gatto Oliveira Thome, Oswaldo Moraes Filho, Natascha Mourão Moreira, João Batista Sousa, Rômulo Medeiros Almeida